A NAV Portugal, empresa que gere os serviços de navegação aérea, já está “a operar a 100%”, depois de uma falha no sistema de gestão de tráfego aéreo no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, ter provocado atrasos nos voos na manhã desta segunda-feira.

Quatro aviões não puderam mesmo aterrar no aeroporto de Lisboa, adiantou ao Observador fonte da empresa — sendo que um deles, da TAAG – Linhas Aéreas de Angola, partiu de Luanda em direção à capital portuguesa mas foi desviado para o aeroporto de Sevilha. A mesma informação foi noticiada pela Agência Lusa.

Em comunicado enviado previamente ao Observador, a NAV Portugal adiantava já durante a manhã que estava a recuperar os atrasos provocados pela avaria e garantia que “a segurança do tráfego nunca esteve em causa”. Ainda assim, a origem da falha continuava a ser desconhecida.

A falha foi registada às 5h41. A avaria “obrigou à ativação das medidas previstas para situações desta natureza de modo a assegurar a total segurança no transporte aéreo”, adiantava a empresa.

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Apesar da falha ter ocorrido num horário com pouco tráfego, uma das várias medidas de segurança implementadas pela NAV em situações similares passa por uma limitação da capacidade de escoamento de tráfego. Esta medida de segurança acabou por provocar alguns atrasos nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira”, explicava a NAV Portugal.

Às 9h00 da manhã desta segunda-feira, o diretor de comunicação da NAV Portugal já tinha adiantado ao Observador que a empresa previa a normalização da situação perto do final da manhã. Paulo Lagarto referia então: “Houve uma falha no radar. Foram tomados todos os procedimentos de segurança e a partir da falha não aceitámos tráfego de novo”.

“Há planos de contingência bem estudados e delineados para que tudo possa decorrer dentro das normas internacionais de segurança”, garantia ainda o diretor de comunicação da NAV Portugal.

A origem da falha no sistema de gestão de tráfego aéreo era ainda desconhecida. “De momento, não sabemos o que causou a falha. Estamos a avaliar. É a primeira vez que acontece na nossa empresa”, adiantou o diretor de comunicação da NAV Portugal. O comunicado da empresa também não dava detalhes sobre a origem do incidente.

Ouça aqui na íntegra as declarações do diretor de comunicação da NAV Portugal, Paulo Lagarto, ao Observador:

Aeroporto Lisboa. “Situação deve estar normalizada até ao final da manhã”

TAP: “Elevadas restrições no aeroporto”

A TAP já tinha confirmado durante a manhã numa nota publicada no site que a avaria no radar do controlo de tráfego aéreo do aeroporto de Lisboa estava “parcialmente resolvida” e que a operação estava “a regressar à normalidade”. Ainda assim, a empresa alertou para constrangimentos ao longo do dia.

Devido a esta situação, contudo, a TAP alerta para a possibilidade de alguns atrasos na operação de hoje, tanto nas chegadas, como nas partidas”, avisa a TAP.

Contactada pelo Observador, a ANA Aeroportos adianta que está a acompanhar a situação.

Artigo atualizado às 13h12 com novas informações sobre aviões desviados e que não puderam aterrar no aeroporto de Lisboa durante as últimas horas