Uma fotografia partilhada por uma mãe ucraniana mostra a forma como os pais estão a acautelar que os filhos chegam a familiares caso fiquem sozinhos durante a guerra na Ucrânia.
“Mães ucranianas a escrever contactos de familiares nos corpos dos filhos, caso sejam mortas e os filhos sobrevivam. E a Europa ainda está a discutir o gás”, pode ler-se na publicação de Anastasiia Lapatina, a jornalista do Kyiv Independent que partilhou a história no Twitter.
Foi Sasha Makoviy, mãe da criança da fotografia, que contou a história na rede social Instagram. Decidiu escrever nas costas da filha o nome, a data de nascimento e o telefone de familiares, para o caso de morrer na guerra da Ucrânia, que começou no dia 24 de fevereiro e que levou milhões de pessoas a abandonar o país.
Além das informações escritas nas costas, Sasha Makoviy escreveu ainda um papel que andou sempre no bolso da criança. A publicação já conta com mais de 20 mil gostos e a mãe garantiu na rede social que “agora estão bem”.
Perante a quantidade de pessoas que partilharam a publicação, Sasha Makoviy veio mais tarde fazer um outro post para explicar que a família fugiu da Ucrânia para França, através da Polónia, mostrando-se agradecida como foi recebida por voluntários, dizendo que “sem a ajuda deles” não teria sido possível sobreviver.