789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Quem são as (misteriosas) filhas de Vladimir Putin, sancionadas pelos EUA?

Este artigo tem mais de 2 anos

Putin, descrito como um pai carinhoso, nunca assumiu em público a paternidade de Maria e Katerina. Antes de ataques começarem na Ucrânia, ambas já ocupavam importantes cargos em universidades russas.

Vladimir Putin
i

“Tenho uma vida privada na qual não permito interferência. Deve ser respeitada”, já terá dito Vladimir Putin

Getty Images

“Tenho uma vida privada na qual não permito interferência. Deve ser respeitada”, já terá dito Vladimir Putin

Getty Images

Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova, as filhas de Vladimir Putin, são dois dos mais recentes alvos de sanções dos Estados Unidos, esperando-se ainda uma decisão idêntica por parte da União Europeia. Do congelamento de bens até à proibição de importar carvão russo, as medidas procuram atingir não só políticos, empresários ou funcionários oficiais, também através das suas famílias. O porta-voz do Kremlin, porém, recusou comentar estas sanções, avança a agência TASS.

UE boicota carvão russo (admite ir mais longe no petróleo) mas o gás natural continua de fora

Do outro lado do Atlântico, serão retiradas do sistema financeiro os seus ativos congelados, já em espaço europeu o alcance de possíveis sanções ainda não é conhecido. E começam a perceber-se as razões para a decisão: a ideia não será atingir as próprias filhas de Putin, mas antes chegar de forma mais eficaz aos bens do presidente russo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Isso mesmo explicou um responsável norte-americano à BBC: “Temos razões para acreditar que Putin, e muitos dos seus comparsas, e os oligarcas, escondem a sua riqueza, os seus bens, com membros da família que colocam essa riqueza e esses bens no sistema financeiro norte-americano, assim como em muitas outras partes do mundo”.

Apesar do interesse internacional, Putin sempre tentou manter discrição sobre a sua vida privada e a identidade das filhas. A razão? “Uma questão de segurança e o desejo de permanecer anónimo, para que os seus entes queridos possam ter uma vida normal”, relatava a agência TASS em 2020, citada pela Newsweek.

Foi, no entanto, do conhecimento público o casamento de Putin com Lyudmila Shkrebneva, uma ex-assistente de bordo, entre 1983 e 2013. Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova são fruto desta relação, que durou 30 anos.

A primogénita Maria Vorontsova terá nascido em abril de 1985 em Leninegrado, atual São Petersburgo. Em agosto de 1986, já na Alemanha, quando a família para lá se mudou devido ao trabalho de Putin como agente do KGB, terá nascido Katerina Tikhonova. Tal como aconteceu com as filhas de George W. Bush, Barbara e Jenna, ambas receberam o nome em homenagem às avós.

Young Vladimir Putin Young Vladimir Putin

Na primeira imagem, Putin com Lyudmila Shkrebneva e a primogénita. Na segunda, um momento de ternura com as filhas ainda bebés

picture alliance via Getty Image

Acredita-se que a família voltou a Moscovo em 1996, tendo as duas andado na escola até Putin se tornar Presidente interino e, aí, passaram a ter aulas em casa. Segundo a biografia de Lyudmila, revelada pela ABC News, o pai sempre foi carinhoso com as filhas e sempre as mimou, enquanto a mãe tinha a seu cargo a disciplina de ambas. Ternura à parte, a verdade é que o político de 69 anos não menciona sequer o nome das filhas em público.

Sobre o percurso académico, Maria, de 36 anos, estudou Biologia e frequentou a faculdade de Medicina em Moscovo, onde é investigadora e lidera uma iniciativa russa de inteligência artificial. A sua carreira enfrenta, contudo, momentos conturbados. Com a invasão das tropas russas à Ucrânia, foi obrigada a desistir do seu projeto empreendedor — “uma clínica de elite para estrangeiros super ricos na Rússia”.

Fim do casamento e destruição do sonho de ter uma clínica “de elite”. No meio da guerra, a vida da filha mais velha de Putin

Por sua vez, Katerina, com 35 anos, licenciou-se em Estudos Asiáticos e é vice-diretora do Instituto de Pesquisa Matemática de Sistemas Complexos da Universidade Estadual de Moscovo. A antiga dançarina acrobática é a mais mediática das irmãs e, em junho de 2021, por videoconferência, compareceu no Fórum Económico Internacional de São Petersburgo — o equivalente no país ao Fórum Económico Mundial, em Davos. O silêncio sobre o grau de parentesco com Putin, como em todas as ocasiões, manteve-se, exceto a referência do moderador ao seu primeiro nome e patronímico: Katerina Vladimirovna, como contava o The Washington Post na altura.

Voltou a ser notícia a 14 de março quando um ativista, Pierre Afner, invadiu a mansão — com oito quartos e três casas de banho — que lhe pertence em Biarritz, França, trocou as fechaduras e declarou que a propriedade “está preparada” para receber refugiados ucranianos.

Ambas são divorciadas — a cientista é separada de Jorrit Faassen, um empresário holandês. Já Tikhonova foi casada com o bilionário mais jovem da Rússia, Kirill Shamalov, mas, tal como a irmã, divorciou-se em 2018 — neste último caso a relação durou cinco anos.

Nem sob pressão. As fugas de Putin à confirmação da identidade das filhas

Uma reportagem da Reuters em 2015 trouxe à tona o nome de Katerina e, numa conferência de imprensa nesse mesmo ano, Putin foi questionado sobre a veracidade da peça. Nada confirmou, porém garantiu que as suas filhas “não estão envolvidas em negócios ou em política”.

“As minhas filhas vivem na Rússia e estudaram apenas na Rússia. Estou orgulhoso delas”, assumiu, citado pelo The Washington Post. “Falam fluentemente três línguas estrangeiras. Eu nunca falo sobre a minha família com ninguém”. E não perdeu a oportunidade para reiterar a típica posição: “Cada pessoa tem direito ao seu destino, a viver a sua própria vida e a fazê-lo com dignidade”.

A polémica não estagnou e, mais tarde, em 2019, a repórter da BBC, Farida Rustamova, atirou que tanto Tikhonova como Vorontsova estavam a aumentar a presença no cenário empresarial russo — e a desculpa de 2015 do autocrata desmoronou-se.

Os seus velhos amigos, gestores de empresas do Estado, estão a ajudar estas duas mulheres nas operações comerciais. Podemos ver que os canais de televisão começaram a mostrá-las frequentemente. Este é um segredo aberto“, disse a jornalista, questionando: “Aqui está a minha pergunta: diga-me, por favor, quando é que admitirá que elas são suas filhas e quando se irão abrir à sociedade, tal como as filhas dos outros líderes mundiais”.

Em resposta, Putin referiu-se às filhas como meras mulheres. “Mencionou uma mulher, mencionou outra. Acabou de expor alguns factos. Não é suficiente. Pesquise um pouco mais”, reagiu.

Só em 2020, contra a sua reserva permanente, anunciou que uma das suas filhas, sem especificar qual, recebeu uma dose da vacina Sputnik V. “Ela participou na experiência”, admitiu, afirmando que a filha teve um pouco de febre “e foi tudo”. Mesmo assim, o Presidente não deixa de detestar intrusões na sua vida pessoal: “Tenho uma vida privada na qual não permito interferência. Deve ser respeitada”, já terá dito.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora