Mais de 500 civis, entre os quais 24 crianças, foram mortos na região de Kharkiv, no leste da Ucrânia, desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, disse esta quinta-feira o Governador da região, Oleg Sinegoubov.
“Desde o início da invasão russa, foram mortos 503 civis, incluindo 24 crianças”, disse num vídeo publicado no seu canal na rede social Telegram o governante da região, cuja capital, Kharkiv, tem sido fortemente bombardeada pelo exército russo.
Nas últimas 24 horas, a região do leste da Ucrânia sofreu 34 ataques, que causaram um morto e oito feridos, acrescentou Sinegoubov.
Segunda maior cidade da Ucrânia, com quase 1,5 milhões de habitantes antes da guerra, Kharkiv está localizada a cerca de 40 quilómetros da fronteira com a Rússia e foi palco de intensos combates no início da invasão, mas manteve-se sob controlo das forças ucranianas.
A guerra na Ucrânia, que entrou no 50.º dia, causou um número ainda por determinar de mortos civis e militares.
Embora admitindo que os números reais são muito mais elevados, a ONU confirmou esta quinta-feira pelo menos 1.964 mortos, incluindo 161 crianças, e 2.613 feridos entre a população civil.