Um grupo de cientistas da Austrália descobriu as proteínas responsáveis pelas respostas inflamatórias agudas em crianças que tiveram Covid-19, especialmente no que a complicações pulmonares, coágulos no sangue ou doenças cardíacas diz respeito.

Mais de dois anos depois do início da pandemia da Covid-19, investigadores do Instituto Murdoch de Pesquisa de Crianças (MCRI), em Melbourne, analisaram amostras sanguíneas de 33 crianças. Depois de infetadas com o novo coronavírus, estes menores foram diagnosticados com Síndrome Inflamatória Multissistémica – que tem como sintomas febre, dor abdominal, vómitos, irritações da pele e problemas cardíacos – ou com Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda, que provoca danos nos diversos órgãos em consequência da falta de oxigénio no sangue.

Muitas pessoas ouvem falar de genómica, que é quando se analisam os genes no organismo. Nós debruçámo-nos na proteómica e analisámos as proteínas no sangue para tentar mapear o que estava a acontecer [às crianças]”, explicou ao The Guardian Conor McCafferty, do MCRI.

As amostras de sangue foram comparadas com as de 20 crianças saudáveis e a investigação permitiu descobrir que as crianças afetadas continham proteínas específicas no seu sangue que não estavam presentes nos jovens saudáveis, segundo o estudo publicado esta segunda-feira na revista Nature Communications.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conseguimos descobrir as ligações específicas da coagulação do sangue e das proteínas imunitárias afetadas nas crianças com Covid-19 que desenvolveram estes sintomas”, explicou o investigador.

No total, foram descobertas 85 proteínas ligadas à Síndrome Inflamatória Multissistémica e 52 ligadas à Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda – e a boa notícia é que a investigação pode originar tratamentos específicos para crianças com Covid-19.

Os problemas decorrentes do coronavírus são tão raros na Austrália que os investigadores tiveram de analisar amostras sanguíneas de crianças infetadas com Covid-19 em França, no Hospital Universitário de Necker, em Paris.