Um deputado do mesmo partido de Vladimir Putin, Andrey Turchak, garantiu, esta sexta-feira, que os russos ficarão “para sempre” no sul da Ucrânia, informou a Agence-France Presse.

Numa visita à cidade de Kherson, Andrey Turchak, aliado do Presidente russo, disse que “não devia haver qualquer dúvida” de que a Rússia ficará para sempre no sul da Ucrânia. “Não haverá retorno ao passado”, assegurou, acrescentando que os habitantes da cidade e os cidadãos russos “viverão juntos” e “desenvolverão a região, rica na sua herança histórica e rica pelo povo que vive aqui”.

Sobre a possibilidade de ser realizado um referendo em Kherson, Andrey Turchak prefere não se “antecipar”, salientando que o “estatuto” da região será “determinado pelos residentes”.

Andrey Turchak anunciou também que será aberto um centro humanitário em Kherson, que ajudará na logística para a entrega de alimentos, medicamentos e bens essenciais. “Serão discutidas as tarefas prioritárias para o período de verão, bem como os preparativos para o período de outono e inverno.”

A acompanhar Andrey Turchak, estava o chefe de administração nomeado pelas forças russas em Kherson, Vladimir Saldo, que ignorou a temática do referendo, sublinhando que o sul da Ucrânia já é “parte integrante de uma grande família — a Federação Russa”. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR