Podia ter sido uma espécie de aperitivo para mais um clássico, confirmou-se que era mesmo uma entrada para o sexto clássico da temporada. Sporting e FC Porto terminaram a segunda fase do Campeonato com um encontro apenas para cumprir o calendário, tendo em conta as posições já definidas para o playoff final, mas o mesmo serviu para mostrar parte do que poderia fazer a diferença nas meias-finais da Taça de Portugal, em Albufeira. E as partidas anteriores deixavam tudo em aberto em relação a favoritos.

O melhor aperitivo para o playoff: Sporting quebra invencibilidade do FC Porto no Dragão Arena antes das decisões

Por um lado, o FC Porto mostrou-se sempre mais forte nos jogos iniciais entre ambos no Campeonato, ganhando duas vezes no Pavilhão João Rocha e mais uma no Dragão Arena. Por outro, o Sporting, que no último fim de semana quebrou a invencibilidade do rival em casa com um triunfo por um ponto, foi melhor no único encontro desta época a eliminar, a contar para as meias-finais da Taça Hugo dos Santos. Ainda assim, este era sobretudo um duelo entre dois dos melhores jogadores do Campeonato português.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não houve duas sem três: FC Porto vence Sporting em queda livre e sobe ao segundo lugar da Liga

Num dos jogos mais equilibrados dos quartos da Taça de Portugal, o Sporting voltou a contar com o melhor Travante Williams para bater o Imortal por 83-75, vendo o base/extremo norte-americano terminar com 26 pontos e ser mais uma vez o MVP que garantiu a vantagem verde e branca. A seguir, numa partida com muito menos história do que se pensava na teoria, o FC Porto “atropelou” a Oliveirense por 87-60 com um parcial de 33-15 no último período, não necessitando de dar tanto tempo a Max Landis que mesmo assim terminou como melhor marcador dos dragões (19 pontos). As decisões estavam nas mãos deles.

À terceira foi de vez: Sporting vence clássico frente ao FC Porto e está na final da Taça Hugo dos Santos

Na reedição da final da Taça de Portugal de 2019/20, ganha na altura pelo Sporting que desde que voltou a ter equipa de seniores masculinos de basquetebol conquistou por duas vezes a competição, os leões foram de novo mais fortes, conseguindo bater os azuis e brancos por 66-58 e conseguindo apenas pela segunda vez na sua história chegar a três decisões consecutivas da prova, esperando agora pelo adversário que irá sair da outra meia-final entre o Benfica, que ganhou a segunda fase da Liga, e o V. Guimarães.

Em atualização