O juiz Ivo Rosa já calendarizou a audição de 71 testemunhas para produção de prova no âmbito da instrução criminal do caso Universo Espírito Santo. Entre as principais testemunhas, todas pedidas pela defesa de Ricardo Salgado, encontram-se o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, Carlos Costa (ex-governador do Banco de Portugal) e Eduardo Catroga (ex-ministro das Finanças).

De acordo com o despacho do juiz emitido esta terça-feira, e ao qual o Observador teve acesso, Ivo Rosa calendarizou a audição das 71 testemunhas que tinham sido solicitadas por sete arguidos e uma testemunha para o período entre 25 de maio e 28 de outubro de 2022.

Assim, Pedro Passos Coelho será ouvido no dia 30 de junho às 14 horas, enquanto que o ex-governador Carlos Costa prestará o seu testemunho a seguir ao ex-primeiro-ministro, estando prevista para as 16h. Esse dia de inquirições será iniciado com o testemunho de Eduardo Catroga às 9h. O tema previsível destas inquirições será a resolução do Banco Espírito Santo.

Francisco Murteira Nabo (ex-presidente da Portugal Telecom), Vitor Bento (sucessor de Ricardo Salgado como líder executivo do BES) e João Moreira Rato (ex-chief financial officer do BES) são outras das testemunhas que serão ouvidas pelo juiz Ivo Rosa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ricardo Salgado, que prescindiu de 33 testemunhas, arrolou 51 dos 71 cidadãos que aceites pelo juiz Ivo Rosa como testemunhas. Como 12 das testemunhas indicadas por Salgado moram no estrangeiro, umas serão ouvidas por vídeo conferência e outros por carta rogatória.

Foi ainda recalendarizada a audição de José Maria Ricciardi (ex-líder executivo do Banco Espírito Santo Investimento e primo de Ricardo Salgado) para o próximo dia 25 de maio, às 15h30.

No despacho de Ivo Rosa fica ainda claro que Amílcar Morais Pires, o ex-n.º 2 de Ricardo Salgado no BES, prescindiu de 62 testemunhas, tendo mantido apenas 13 inquirições que foram aceites pelo juiz de instrução.