A maçonaria mundial vai reunir-se em Lisboa, entre quinta-feira e domingo, durante a 60.ª assembleia geral do CLIPSAS, que contará com uma centena de obediências, anunciou esta quarta-feira a organização.

Apresentado como “o maior encontro anual da maçonaria liberal em Portugal”, o evento é organizado pela Grande Loja Simbólica de Portugal, “terceira obediência maçónica portuguesa com ligações institucionais ao Grande Oriente de França (maior obediência maçónica francesa)”.

A iniciativa, realizada pela segunda vez em Portugal, conta com mais de 300 delegados estrangeiros inscritos num programa que inclui um colóquio.

Volvidos mais de 15 anos da primeira reunião do CLIPSAS em Portugal, organizado pelo Grande Oriente Lusitano, a Grande Loja Simbólica de Portugal honra os pergaminhos da Maçonaria Portuguesa defendendo os Valores da Maçonaria Universal”, lê-se em comunicado emitido pela organização.

O CLIPSAS — Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçónicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo, fundado em 22 de janeiro de 1961, apresenta-se como um organismo internacional que tem como objetivo reagrupar obediências da maçonaria liberal e adogmática de todo o mundo e “congregar maçons, homens e mulheres”. Atualmente, é presidido pelo colombiano Iván Herrera Michel.

A Grande Loja Simbólica de Portugal possui lojas em todo o país. Promove ações de solidariedade social e desenvolvimento espiritual adogmático entre os seus membros e defende a liberdade de consciência e de livre pensamento.

Faz parte das três principais organizações maçónicas internacionais, a Aliança Maçónica Europeia, o CLIPSAS e a União Maçónica do Mediterrâneo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR