Várias voluntárias do Festival Eurovisão da Canção alegam terem sido assediadas durante a festa de boas-vindas às equipas do concurso, que decorreu este domingo no Palácio de Venaria, nos arredores de Turim (Itália).

Um dos relatos que veio a público é o da jovem italiana apenas identificada como Francesca. Estava a dançar quando um grupo de bailarinos “estrangeiros” se aproximou dela e, de repente, começou a “sentir as mãos deles”: tocaram-lhe no rabo, contou ao jornal italiano Corriere Torino. Viu ainda “uma voluntária afastar decididamente um artista que tentou beijá-la”.

A situação é semelhante à relatada por Paola, nome fictício. Referiu que dançarinos abraçaram-na repetidamente até que um colocou a mão na sua cintura e tentou beijá-la. “Senti-me impotente, quis fugir, mas não consegui”, vincou, acrescentando que “outro tentou fazer o mesmo”.

A experiência de ajudar na organização do evento deveria ter sido “maravilhosa”, porém transformou-se “numa noite de apalpões e de abuso”, rematou Paola.

Francesca e Paola não foram casos únicos, mas nenhuma das vítimas quis reportar de imediato o assédio às autoridades porque não queriam “causar problemas” na festa, ressalvando: “Se estivesse numa discoteca, eu teria dado um estalo [aos dançarinos]”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Câmara Municipal de Turim garantiu que está a decorrer uma investigação, adianta o Corriere Torino. Já Alessandra Aires, responsável da autarquia pela gestão dos voluntários, afirmou que, se tivesse notado comportamentos abusivos, “teria interrompido o evento”. “Posso garantir que estive na festa o tempo todo e isso não aconteceu. É uma pena que alguém queira manchar aquele que foi um evento incrível“, cita-a o Daily Mail.

A autarquia negar as acusações é “incompreensível” para o grupo italiano de defesa dos direitos das mulheres Non Una Di Meno:

Como sempre, as vozes das mulheres que sofreram violência são silenciadas e os seus relatos são desacreditados. O assédio não é um jogo e não somos brinquedos”.

Esta quinta-feira, foram apurados os últimos dez finalistas, que se juntam aos dez apurados na primeira semifinal (entre os quais, Maro) e cinco apurados diretamente. A final é já este sábado.

Estes são os 24 finalistas da Eurovisão que vão concorrer com a portuguesa Maro