789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Da Kim Kardashian à mãe de Elon Musk. Estas são as quatro capas (irreverentes) da Sports Illustrated Swimsuit

Este artigo tem mais de 1 ano

A revista quebrou "o molde que o mundo impõe" ao colocar nas capas corpos curvilíneos, cabelo branco e mulheres negras. Modelo Yumi Nu queria ter visto exemplos assim quando era jovem.

4 fotos

A socialite Kim Kardashian, a mãe do famoso empresário CEO da Tesla, Maye Musk, a cantora Ciara e a modelo plus size Yumi Nu fazem capa na Sports Illustrated Swimsuit deste ano, a edição de fatos de banho da famosa revista desportiva norte-americana.

Maye Musk. Supermodelo, estrela do Tik Tok e mãe do homem mais rico do mundo

As imagens das “revolucionárias” foram captadas em lugares distintos — em Barbados, em Belize, em Montenegro e na República Dominicana — “com modelos tão diferentes nas suas histórias quanto nos locais onde foram fotografados, sublinha a Sports Illustrated Swimsuit.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Publicada anualmente ano após ano desde 1964 antes do início do verão, nos primórdios, a revista exibia corpos alinhados com os padrões considerados aceites pela sociedade: mulheres jovens, magras e brancas que posavam de biquínis minúsculos em cenários paradisíacos, como descreve o El País.

Com o decorrer dos anos, deu uma reviravolta ao seu próprio conceito e, em 2019, teve a apresentadora, então com 45 anos, Tyra Banks na capa. Em 2021, a atriz e modelo Leyna Bloom quebrou mais uma barreira e tornou-se a primeira transgénero negra a protagonizar a capa.

Leyna Bloom quebra mais uma barreira e é a primeira transgénero a protagonizar a capa da Sports Illustrated Swimsuit

Agora, desde o cabelo branco de Maye até às curvas de Kim, o editor executivo, MJ Day, reconhece: “A jornada em que estivemos — para quebrar o molde que o mundo nos impõe — pode soar familiar. É certamente familiar para as mulheres que escolhemos para serem as nossas capas: Maye, Ciara, Yumi e Kim”.

As quatro protagonistas são nomes conhecidos da indústria do entretenimento. A socialite Kardashian, entre todas, arrecada o maior número de seguidores no Instagram — cerca de 311 milhões –, rede social onde caraterizou esta conquista como “um sonho e uma honra”, admitindo que foi fotografada em janeiro e mantém segredo desde aí, algo “difícil”.

Há nas páginas da revista uma carta que a celebridade norte-americana, que perdeu 7,3 kg em três semanas para caber no vestido de Marilyn Monroe, enviou à si própria, enquanto jovem Kim, em que a alerta sobre as inseguranças que fazem parte do percurso e dos perigos da fama. “Não quero que tu mudes nada, porque se não cometeres os erros que irás cometer, como aprenderás?“, escreveu.

Kim Kardashian: menos sete kg, 14 horas a pintar o cabelo e o truque para conseguir usar o vestido de Marilyn Monroe

Por seu turno, Ciara soma 32 milhões de seguidores no Instagram e, lá, assumiu estar “verdadeiramente orgulhosa” por agora fazer parte da “lista de elite de mulheres” que já foram capa da Sports Illustrated Swimsuit.

Já a supermodelo de 74 anos tem 587 mil fãs na mesma rede social.

Yumi Nu 2022 Sports Illustrated Swimsuit Cover Reveal Sports Illustrated Swimsuit Surprises Maye Musk as Newest Cover Model

A reação de surpresa e de alegria de Yumi Nu e Maye Musk, respetivamente, ao ver pela primeira vez a capa onde posam

Getty Images for SI Swimsuit

Yumi Nu, que foi a primeira modelo plus size a aparecer na capa da Vogue Japão, conta com 103 mil seguidores no Instagram, onde reagiu à capa: “Não tenho conseguido dormir, respirar ou pensar direito desde que descobri. Eu nunca sonhei com isto porque eu não sabia que poderia”.

Quando questionada pela People sobre como se sentia naquele fato-de-banho preto, atirou uma palavra: “Sexy”. “O meu eu de 13 anos já tinha sido afetada pelas crenças sociais de como precisas de parecer para estar numa capa”, contou ainda, complementando que se essa adolescente soubesse o que o futuro lhe reservava “teria vivido uma vida diferente com uma mentalidade diferente”. 

Nos últimos dias, a Sports Illustrated foi também notícia por ter nas suas páginas a modelo Kelly Hughes, que mostra pela primeira vez a cicatriz de uma cesariana ao baixar levemente a parte de baixo do biquíni.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora