As autoridades na vila de Walldorf, no sudoeste da Alemanha, ordenaram aos donos de gatos que mantenham os seus animais de companhia em casa até ao final de agosto.

O objetivo é ajudar a espécie da Cotovia-de-poupa, cuja época de acasalamento dura até ao final de agosto. Este pássaro nidifica no solo, razão pela qual se encontra vulnerável a predadores como os gatos.

De entre outras questões, a sobrevivência da espécie depende de cada um dos pintainhos“, afirmaram as autoridade de Walldorf, citadas pela Euronews. A população desta ave na Europa Ocidental tem decrescido nas últimas décadas, embora seja considerada um caso de menor preocupação pela Associação Internacional de Conservação da Natureza.

Esta medida será válida para todos os felinos na zona sul da vila e vai repetir-se por mais três anos. A multa para quem violar esta regra pode ir de 500 euros, caso o gato seja encontrado a vaguear na rua, a 50 mil euros  – se o animal for avistado a ferir ou matar uma Cotovia-de-poupa.

Nem todos, contudo, ficaram satisfeitos com esta medida, defendendo os direitos dos felinos.

Prevenir subitamente gatos que estão habituados a estar no exterior de o fazer significa imensas restrições e stress para os animais”, afirmou a Euronews Green a Deutscher Tierschutzbund, a maior organização de proteção animal da Alemanha. “A influência negativa dos gatos na população de aves é, em todo o caso, controversa.”

Também Daniela Schneider, uma ativista da Quatro Patas na Alemanha, afirmou que a “agricultura intensiva, as monoculturas e a exploração de terrenos tem provavelmente mais impacto que alguns gatos a caçar pássaros“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR