O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assumiu, esta sexta-feira, que a situação no território do Donbass é extremamente difícil, mas que a região será sempre ucraniana.

Zelensky considera que “os ocupantes estão a tentar alcançar em menos de 100 dias de guerra os objetivos a que se propuseram nos primeiro dias do conflito“. Para tal, concentraram um grande volume de artilharia, de mísseis e de militares no Donbass.

Se os ocupantes pensam que Lyman ou Severodonetsk  serão seus, estão enganados. O Donbass será sempre ucraniano, porque isto somos nós, esta é a nossa essência”, afirmou o líder da Ucrânia. “Mesmo que a Rússia espalhe a destruição e o sofrimento em todo o lado na região [do Donbass], iremos reconstruir cada cidade e cada comunidade. E não há, nem haverá, qualquer alternativa que não seja a bandeira ucraniana ali hasteada”, acrescentou.

O Presidente ucraniano abordou ainda, no seu discurso diário, o problema do bloqueio dos produtos alimentares nos portos ucranianos. “Em consequência desse bloqueio, os preços estão a aumentar o que cria caos político nos países que mais dependem das nossas exportações“, concluiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR