A informação vem do lado da Ucrânia e não é confirmada pela Rússia. Segundo um conselheiro do Ministro da Administração Interna da Ucrânia, durante os três meses da guerra, o exército destruiu mais de 30% dos tanques modernos dos russos. As declarações são de Viktor Andrusiv, ao Canal 24.

“Antes da guerra, a Rússia tinha cerca de 3.000 tanques modernos no seu arsenal, e mais de 30% já foram sido destruídos pelo nossos defensores em três meses de guerra. Em 6 meses, esse número só aumentará”, disse Andrusiv.

No mais recente balanço das perdas russas na guerra, a Ucrânia alega que durante a invasão Moscovo já perdeu 1.330 tanques, 174 helicópteros e 207 aviões. Terão sido abatidos 503 UAV (veículo aéreo não tripulado).

Por outro lado, o conselheiro do ministro defendeu que a destruição dos veículos mais modernos levou a Rússia a ter de recorrer o antigos tanques soviéticos T-62 , que têm mais de cinquenta anos. Há relatos de terem sido avistados na região de Kherson e em Mykolaiv.

Andrusiv acredita que, com as perdas de equipamento militar, Moscovo irá optar por enviar para o terreno tanques T-34, produzidos no período 1940-1958. Estes, considerou, têm baixa mobilidade e são feitos de materiais e peças obsoletas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR