José Eduardo dos Santos está internado nos cuidados intensivos de uma clínica em Barcelona, confirmaram, esta quinta-feira, à Lusa e ao Observador, fontes próximas do ex-Chefe de Estado e do MPLA.

A notícia do agravamento do estado de saúde do antigo Presidente de Angola e internamento na clínica catalã onde tem sido tratado há vários anos, foi inicialmente avançada nessa noite pelo Jornal de Negócios. “Desta vez é mesmo muito grave”, disse fonte do partido ao Observador, aludindo a informação prestada pela família de Zédu (como é chamado por muitos angolanos).

Segundo fonte do Observador, Ana Paula dos Santos, a mulher de José Eduardo dos Santos, que não vive com o ex-Presidente desde que este deixou o poder em 2017, tem estado em Barcelona, bem como as filhas Tchizé, Isabel e a irmã Marta dos Santos. A filha mais velha esteve na manhã desta sexta-feira cerca de meia hora na clínica e está visivelmente preocupada com a saúde do pai, disse ao Observador fonte angolana.

O estado de saúde de José Eduardo dos Santos, que faz 80 anos a 28 de agosto, tem sido motivo de rumores e controvérsia ao longo dos anos e intensificaram-se nos últimos tempos. Há mais de um mês, boatos em Angola deram como certa a morte do ex-líder angolano em Espanha, que foram prontamente desmentidos por Tchizé e que levou José Eduardo dos Santos a emitr uma nota, divulgada pela Presidência angolana, a dizer que só o seu médico poderia dar informações sobre o sua doença.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estado de saúde de José Eduardo dos Santos divide família e Presidência

Segundo disse ao Observador fonte angolana próxima do círculo de relações de JES, este partiu de Angola em março muito debilitado, e “tem vindo a perder muito peso, está magríssimo”. A mesma fonte diz que esteve infetado com Covid-19 em maio, o que o levou a um internamento prolongado nesta clínica em Barcelona.

José Eduardo dos Santos vive permanentemente em Espanha desde 2019, cidade de onde saiu apenas para uma breve visita à filha Isabel no Dubai, em 2020, dois meses depois da morte do genro, e uma deslocação a Angola em 2021, onde esteve cerca de seis meses, tendo regressado a Barcelona no dia 7 de março deste ano.

José Eduardo dos Santos passou o Natal com a filha Isabel no Dubai

Desde 2013 que é tratado na Catalunha embora haja referências de que sofreria de um cancro desde 2006. Nesse ano, um telegrama diplomático, divulgado pela Wikileaks entre a embaixada do Brasil em Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros brasileiro, com conhecimento aos Estados Unidos, e consultado pelo Observador, referia rumores de que JES teria um cancro da próstata e confirmava que ele tinha estado numa clínica do Rio de Janeiro.

José Eduardo dos Santos, o pai da Corte de Luanda