[Em atualização]

Duas pessoas morreram e, pelo menos, outras 21 ficaram feridas na sequência de um tiroteio na capital da Noruega, na madrugada deste sábado. Cerca da uma da manhã (hora local, 23h00 em Lisboa), um homem terá disparado sobre um grupo de pessoas que se encontrava junto a um bar e no interior do espaço. Duas pessoas acabaram por morrer mas ainda não foi revelado o motivo dos disparos. Um suspeito foi detido.

Um jornalista de um meio local que se encontrava na zona dos disparos relata que viu um homem aproximar-se do bar carregando um saco. Depois, retirou uma arma do saco e começou a disparar. “Vi um homem chegar com um saco, pegou numa arma e começou a disparar”, relatou Olav Roenneberg, citado pela BBC.

“Eu estava na parte exterior de um bar [o London Pub, no centro da cidade] quando tudo aconteceu. Só reparei que foi disparado um tiro, que atingiu um vidro. Depois, houve mais e mais e mais tiros, por isso fugi para o interior e tentei levar o maior número de pessoas comigo”, acrescenta.

O primeiro-ministro norueguês reagiu aos acontecimentos da última madrugada para dizer que o que aconteceu foi “um terrível e profundamente chocante ataque sobre pessoas inocentes”. Segundo a BBC, a polícia estará a encarar o tiroteio como um ataque terrorista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Inicialmente, a polícia informou que estava a investigar se havia uma “ligação” entre o ataque e a marcha de Orgulho LGBT, que deveria realizar-se este sábado, mas foi entretanto cancelada. É que, além do bar onde foram registadas as duas mortes, o tiroteio prolongou-se até à porta de um clube gay.

“Ainda não sabemos as razões deste ato terrível, mas aos homossexuais que agora têm medo e estão de luto quero dizer que estamos todos convosco”, escreveu o primeiro-ministro norueguês, no Facebook.

O principal suspeito foi detido. “Tanto quanto podemos ter a certeza nesta fase, só havia uma pessoa [por trás do tiroteio e] está sob o nosso controlo”, afirmou o oficial da polícia Tore Barstad, em conferência de imprensa. O homem — que, segundo a rádio NRK, já era conhecido das autoridades — foi detido pela 1h19 deste sábado (23h19 em Lisboa). Segundo a polícia, a detenção também contou com a ajuda de civis. Foram apreendidas duas armas.