Um míssil russo atingiu esta segunda-feira um centro comercial na cidade ucraniana de Kremenchuk, no centro do país. A informação deste ataque foi dada pelo próprio Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

“Os ocupantes dispararam foguetes no centro comercial, onde havia mais de mil civis. O centro comercial está a arder, os socorristas estão a combater o fogo, o número de vítimas é impossível de imaginar”, escreveu Zelensky na rede social Telegram, citado pela agência ucraniana Ukrinform, sublinhando que o  espaço não representava qualquer perigo para as forças russas, nem qualquer valor estratégico.

“É apenas uma tentativa das pessoas de viverem uma vida normal, o que enfurece tanto os ocupantes. A Rússia continua a colocar a sua impotência sobre os cidadãos comuns. É inútil esperar por humanidade da sua parte”, acrescentou. A mesma informação foi divulgada pelo governador da região de Poltava, Dmytro Lunin, a que pertence Kremenchuk, segundo a agência francesa AFP.

Os números oficiais conhecidos até agora dão conta de 16 mortos e 59 feridos na sequência deste ataque nove dos quais em estado grave. As autoridades indicam que 25 pessoas foram hospitalizadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a informação dos Serviços de Emergência, foi deslocada para o local equipa de 115 pessoas com o objetivo de tentar extinguir o incêndio, que se estenderia por uma área de 10.300 metros quadrados.

As imagens sobre a destruição nesta cidade industrial da Ucrânia estão a ser partilhadas na rede social Twitter, que mostram o edifício em chamas. No Twitter do assessor do Ministro da Administração Interna da Ucrânia foi partilhado um vídeo que mostra o edifício em chamas.

A mesma fonte partilha também imagens do exterior do centro comecial, onde é possível ver os bombeiros que estão a combater as chamas neste centro comercial. E, na mesma publicação, reforça a necessidade de “armamento e de sistemas modernos de defesa aérea”.

A jornalista Anastassia Lapatina, do Kyiv Independent, partilha na mesma rede social um vídeo sobre o incêndio neste centro comercial, referindo que estariam “mais de mil civis” nesta zona comercial. “O possível número de mortes é inimaginável”, escreveu.

Inna Sovnun, deputada ucraniana, faz uma partilha semelhante no Twitter e lamenta o ataque, que classifica como “sem sentido”, feito por “um Estado terrorista”.

A conta-gotas estão também a chegar imagens do interior do centro comercial. Anton Gerashchenko partilha um vídeo de sobreviventes no interior do centro comercial, que estarão a tentar escapar do interior do centro em chamas.

O jornalista da The Economist, Oliver Caroll, partilha no Twitter um novo vídeo sobre o exterior do centro comercial nesta cidade industrial. Na mesma rede social, o jornalista nota que, como seria “previsível”, “nenhum dos meios de comunicação que vi controlados pelo Kremlin está a noticiar o ataque a este centro comercial”.

Já Petro Poroshenko, que foi Presidente da Ucrânia até 2019, comentou o ataque ao centro comercial de Kremenchuk, referindo que “matar, destruir tudo o que é vivo e tudo o que torna uma pessoa humana é horrível, é a lógica distorcida de um terrorista”.

Na mesma sequência de tweets, disse ainda que milhares de civis, incluindo mulheres e crianças, foram alvos das forças militares russas. “Se alguém, em algum lado, ainda tem dúvidas de que a Rússia ao comando de Putin é um estado terrorista, isto é a confirmação”.

(Atualizado às 02h30 de 28 de junho de 2022 para incluir novo balanço de mortos e feridos no ataque)