Os múltiplos bombardeamentos que Sloviansk, no leste da Ucrânia, sofreu este domingo causaram pelo menos seis mortos e 15 feridos, afirmou fonte de autoridades locais ucranianas.
A porta-voz para a região de Donetsk (da qual Sloviansk faz parte), Tetiana Ignatchenko, afirmou este domingo ao canal televisivo Suspilne que os ataques sofridos causaram “seis mortos e 15 feridos”, reiterando o apelo das autoridades para que os residentes abandonem aquela localidade.
Sloviansk fica apenas a alguns quilómetros da linha da frente dos combates entre forças russas e ucranianas.
Já o presidente da Câmara de Sloviansk, Vadim Liakh, afirmou num vídeo publicado este domingo na rede social Facebook que os ataques terão provocado “muitos mortos e feridos”, sem especificar qual o número de vítimas resultantes da ofensiva russa.
Segundo o autarca, o bombardeamento provocou também 15 fogos na cidade.
De acordo com órgãos de comunicação ucranianos, regista-se um incêndio num dos mercados da cidade, na sequência dos ataques.
A sul, a cidade de Kramatorsk, o centro administrativo da zona do Donbass controlada por Kiev, foi atingida pelo segundo dia consecutivo por mísseis Smertch (lança-rockets), de acordo com o presidente da Câmara, Oleksandr Goncharenko.
Estes ataques, que atingiram uma zona residencial e um hotel desocupado, não causaram vítimas, acrescentou.
Sloviansk e Kramatorsk são duas cidades com um elevado valor simbólico, estando sob ameaça direta do avanço das forças russas, caso se confirme a captura por Moscovo de Lysychansk, a noroeste.