Dois ativistas climáticos, do grupo  “Just Stop Oil”, colaram-se esta segunda-feira, na National Gallery, em Londres, à moldura do quadro “A Carroça de Feno”, completada pelo pintor romântico inglês John Constable em 1821, há precisamente 201 anos.

Perante o público presente no museu, o par de ativistas, entretanto identificado e detido pela polícia, tratou primeiro de cobrir a tela original com aquela que descreveram como uma “visão apocalíptica do futuro”, que em vez de águas límpidas e árvores frondosas apresentava estradas de alcatrão, carros em chamas e aviões no céu. A seguir, Eben Lazarus e Hannah Hunt, de 22 e 23 anos, colaram as mãos à moldura.

“Quero trabalhar em arte, não perturbá-la, mas a situação em que estamos obriga-nos a fazer tudo o que seja possível, de forma não violenta, para evitar o colapso civilizacional para que estamos a precipitar-nos”, anunciou Lazarus, sentado no chão, com a mão direita colada à moldura de madeira. “Tenho irmãos mais novos, os mais novos só têm 10 e 12 anos, e recuso-me a ficar sem fazer nada ,enquanto eles não têm voz, e deixá-los serem condenados a um futuro de sofrimento. Os nossos governos estão a falhar, o seu mandato democrático é o de nos proteger. A arte é importante, deve ser protegida para que as futuras gerações a vejam, mas quando não há comida de que nos serve a arte?”, questionou o ativista, que acabou por ser retirado do local pelas autoridades.

De acordo com o britânico Telegraph, tanto a pintura, ao nível do verniz, como a moldura sofreram “danos menores”, que entretanto já foram colmatados. Depois de esta segunda-feira ter sido imediatamente retirada, esta terça-feira a obra já voltou a ser exposta ao público, acrescenta o jornal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tido por muitos como um epítome da idade de ouro inglesa pré-revolução industrial, em que trabalhadores do interior rural conviviam em “perfeita harmonia com a generosa natureza”, o quadro de Constable não terá sido escolhido ao acaso pelo grupo de ativistas, que no passado domingo irromperam pelo recinto do Grande Prémio de Inglaterra, em Silverstone — e foram defendidos por Lewis Hamilton. “Adoro que as pessoas estejam a lutar pelo planeta, precisamos de mais pessoas como eles”, disse o sete vezes campeão de Fórmula 1, depois de acabar a corrida na terceira posição, questionado sobre a manifestação.

Just Stop Oil Activists Glue Themselves To Hay Wain By Constable

Especialistas estimam que “A Carroça de Feno” possa valer cerca de dois milhões de libras, 2,3 milhões de euros

Em comunicado, Hannah Hunt acusou esta segunda-feira os “novos combustíveis fósseis” de serem “um projeto de morte” do governo britânico. “Podem esquecer a nossa ‘terra verde e agradável’ [no original ‘green and pleasant land’, como no poema de William Blake] quando a extração de petróleo em curso culminar em falhas generalizadas de culturas, o que significa que vamos ter de lutar por comida”, escreveu a estudante de psicologia.

Quanto à escolha da National Gallery como alvo, a porta-voz do grupo explicou que não encontra “outra escolha senão continuar a visar eventos e locais culturais importantes a fim de ganhar atenção para o maior crime cometido contra a humanidade”.