Gotabaya Rajapaksa, Presidente demissionário do Sri Lank, terá rumado até uma base aérea perto do aeroporto internacional de Colombo, após ter fugido do palácio presidencial. De acordo com informações apuradas pela AFP, o governante terá rumado até esta base aérea num momento em que se registam protestos no país. Esta deslocação dá força à teoria de que o Rajapaksa poderá tentar fugir do país, depois de milhares de protestantes terem invadido o palácio presidencial.

Durante a manhã, tanto o Presidente do Sri Lanka como o primeiro-ministro aceitaram demitir-se, na sequência desta invasão ao palácio, este sábado. O Sri Lanka tem sido palco de protestos ao longo dos últimos dias, especialmente devido à crise financeira vivida no país. Os protestos subiram de tom ao longo do último fim-de-semana, com a multidão a indicar que não abandonaria as ruas até que os principais governantes do Sri Lanka se demitissem.

A pressão surtiu efeito e um porta-voz do Parlamento do Sri Lanka anunciou a demissão dos dois governantes, indicando que terá efeitos a 13 de julho. O porta-voz mencionou que tanto o Presidente como o primeiro-ministro pretendem uma “transição pacífica de poder”.

Assim que os protestantes entraram no palácio presidencial, tirando partido da piscina do palácio, o Presidente do Sri Lanka foi retirado destas instalações.

Até ser conhecida esta informação de que o Presidente teria viajado para esta base aérea, eram desconhecidas mais notícias sobre o paradeiro de Rajapaksa. A AFP cita como fonte um oficial da Defesa do Sri Lanka, que indica que o governante de 73 anos terá estado refugiado primeiro em instalações da Marinha do país, tendo mais tarde viajado para esta base aérea, que partilha espaço com o aeroporto internacional de Bandaranaike.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR