Habitualmente, quem gosta e tem na garagem uns quantos carros com o emblema da Bugatti, da Lamborghini ou da Ferrari, aprecia também relógios com uma certa exclusividade e com um condizente grau de sofisticação no mecanismo de precisão. Basta lembrar que o Bentley Bentayga introduziu como extra o Mulliner Tourbillon by Breitling, com o relógio a custar 150.000€, quase metade do que é pedido pelo SUV britânico.

Foi a pensar nesse tipo de clientes que, o ano passado, a Ferrari e a Richard Mille assinaram um contrato de colaboração. E o primeiro resultado do trabalho conjunto desenvolvido pela relojoeiro suíço e o construtor italiano destina-se não a equipar um superdesportivo, mas sim a ir para todo o lado no pulso. É tão só o relógio mecânico mais fino do mundo, uma obra de arte tão delicada que requer instrumentos próprios para dar corda e acertar as horas. Sucede que ser fino tem um preço, que neste caso em concreto daria para comprar meia dúzia de Ferrari 296 GTB (mais coisa, menos coisa).

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Enquanto o desportivo que marca o regresso dos seis cilindros à marca de Maranello custa à volta de 322.000€, o Richard Mille UP-01 feito em parceria com a Ferrari tem um preço unitário de 1,9 milhões de dólares, o equivalente a 1.877.051€ à cotação de hoje. Como os planos para produzir o Ferrari da pontualidade o limitam a apenas 150 unidades e a exclusividade se paga, o valor (exorbitante) está parcialmente explicado.

Mas o facto de ser produzido numa série limitada não é o único trunfo do UP-01, cuja concepção ultrafina e ultraleve lhe permitiu passar a ocupar o lugar que até agora pertencia ao Bulgari Octo Finissimo Ultra, considerado o relógio mecânico mais fino do mundo por conta dos seus 1,8 mm de espessura. A nova máquina com o emblema da Ferrari ultrapassa-o e passa para a pole position, batendo o Octo Finissimo Ultra literalmente por um pêlo: 0,05 mm (aproximadamente a espessura de um fio de cabelo humano). Com apenas 1,75 mm de “grossura”, o Richard Mille UP-01 passou a ser o relógio mecânico mais fino do mundo, no que é acompanhado por uma extrema leveza, pois o movimento de corda manual pesa apenas 2,82 gramas. O conjunto resulta tão leve que, se este fosse um relógio “normal”, uma pessoa até podia se esquecer que o estava a usar. Mas dificilmente isso acontecerá, desde logo porque quem compra uma peça destas tende a valorizar as 6000 horas de desenvolvimento que estiveram por detrás desta criação com o engenho da Richard Mille.

Exibindo uma caixa em titânio (51 mm x 39 mm x 1,75 mm), numa liga que inclui 6% de alumínio e 4% de vanádio, o UP-01 é uma espécie de pináculo da miniaturização, tendo exigido a concepção de peças a partir do zero para a arquitectura do movimento “caber” num formato tão espalmado. Com 45 horas de reserva de marcha, este relógio requer ferramentas específicas para dar corda e para acertar as horas, tendo no design do mostrador o principal elo de ligação à Ferrari, com o logótipo do Cavallino Rampante em destaque, ocupando grande parte da zona inferior.

De resto, os suíços esmeraram-se para fazer com que um objecto que parece bastante frágil lide, sem problemas, com uma utilização mais “agressiva”. Segundo a Richard Mille, o UP-01 suporta acelerações e desacelerações de até 5000 G, é à prova de água até 10 metros de profundidade e resiste a todo o tipo de choques e vibrações. E, claro, dá as horas.