Os serviços municipalizados Águas de Viseu decidiram colocar as ensecadeiras nos descarregadores de superfície da Barragem de Fagilde, com o objetivo de aumentar a capacidade de armazenamento de água, anunciou esta quinta-feira a Câmara.
“Estamos a atravessar um período de seca severa nesta época de verão que, infelizmente, está a ter impactos negativos no nosso concelho”, avisou a autarquia, em comunicado, ao justificar a adoção de medidas excecionais.
Segundo a autarquia, foi decidido reduzir as “pressões e caudais instantâneos nas redes de distribuição de água” e diminuir os períodos de rega de espaços verdes públicos, nas situações em que a água provém da rede de abastecimento de água potável.
As Águas de Viseu vão ainda sensibilizar a população para a situação de seca que se vive, “apelando à implementação de hábitos que reduzem o consumo de água”, e informar “sobre os diversos pontos de situação atual, enquanto se mantiver o atual nível de contingência ou superior”.
“Como forma de mitigar os efeitos da seca, o município de Viseu apela a que todos os munícipes tenham o dever cívico e ambiental de poupar água, eliminando, diariamente, todos os gastos supérfluos. Neste contexto exigente para a nossa região, é importante que toda a comunidade possa, junta, reduzir os consumos de água, evitando todo o tipo de desperdícios possíveis”, apelou.
A autarquia pediu aos munícipes para que não utilizem água da rede pública “para regas, lavagens de carros, varandas ou terraços, para que se reduzam os tempos de banhos, as capacidades dos autoclismos domésticos e todos os desperdícios em geral”.
Além disso, solicitou “a redução do caudal e a pressão de água nas suas casas, regulando a torneira (válvula) a seguir ao contador”.