O Conselho de Ilha de São Jorge quer um “ponto de situação” sobre os pagamentos do Apoiar.PT, o programa de apoio à liquidez das empresas, prorrogado para aquela ilha na sequência da crise sismovulcânica, foi esta quarta-feira anunciado.

Em declarações à agência Lusa no dia em que o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) iniciou uma visita estatutária a São Jorge, a presidente do Conselho de Ilha disse pretender saber se aqueles apoios já foram pagos aos empresários jorgenses.

“Queremos perceber o ponto de situação dos pagamentos aos empresários no âmbito do Apoiar.PT, lançado devido à crise sismovulcânica. Pretendemos perceber se efetivamente estão a decorrer”, afirmou Lena Amaral.

Segundo disse, o Conselho de Ilha tem a informação que em “alguns casos” aqueles apoios ainda não foram pagos.

Em abril, na sequência da crise sismovulcânica que começou a 19 de março, o líder do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, anunciou a “prorrogação do Apoiar.PT Açores, programa de apoio à liquidez, desta vez aplicado com majorações para São Jorge”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Açores/Sismos: Ilha de São Jorge com 303 abalos sentidos desde março

“Na ilha, será atribuída uma majoração de 10% aos apoios calculados e um acréscimo de 20% sobre os limites máximos indicados”, afirmou então o presidente do Governo Regional.

A presidente do Conselho de Ilha disse ainda estar “preocupada” com a “recapitalização das empresas de São Jorge“, porque a situação sismovulcânica acarretou consequências que podem “condicionar as candidaturas” aos fundos comunitários, relacionadas com a “falta de capitais próprios ou de rentabilidade”.

Lena Amaral considerou ainda uma “necessidade” criar um centro de noite na zona do Topo e reivindicou a construção de um museu do queijo de São Jorge, uma “promessa que tem passado de governo para governo”.

O Governo dos Açores inicia esta quarta-feira uma visita estatutária à ilha de São Jorge, tendo na agenda reuniões com as autarquias, uma visita à fábrica de conservas Santa Catarina, as ligações marítimas e o projeto Blue Azores.

Segundo o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago sem departamentos governamentais (seis das nove da região), pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.

O Conselho de Ilha é um órgão consultivo do Governo dos Açores composto pelos presidentes das câmaras e assembleias municipais da ilha, por quatro membros eleitos por cada assembleia municipal, por três presidentes de junta de freguesia e um representante do Governo Regional (sem direito a voto).

No conselho, têm ainda assento dois representantes do setor empresarial, dos movimentos sindicais e das associações agrícolas.

Têm ainda direito a um representante as Instituições Particulares de Solidariedade Social, as associações ambientais não governamentais e as associações de defesa da igualdade de género nas ilhas em que estas tenham sede.

Na primeira visita estatutária referente a 2022, o Conselho de Ilha está agendado para quinta-feira, às 20h30.