“Hoje mesmo”, foi assim que António Costa anunciou ter fechado o acordo para que as crianças que começam na creche tenham no próximo ano letivo acesso à gratuitidade.
Mas esta não será a única medida a arrancar com o final do verão. Também para setembro António Costa prometeu “um novo pacote de medidas de apoio a empresas e famílias”, sem entrar em mais detalhes.
Na Administração Pública, António Costa falou ainda na “nova edição do Simplex” e do início da reforma da Administração Pública, com a valorização do salário dos Técnicos Superiores. António Costa diz que haverá um “ajustamento das posições salariais dos assistentes técnicos e dos assistentes operacionais ao continuado aumento do salário mínimo nacional”.
O restante bloco de anúncios ficou para Duarte Cordeiro e garantiu que já na quinta-feira o Conselho de Ministros vai facilitar o processo de licenciamento do uso da água reciclada.
O Governo quer “até 2030 generalizar o princípio de reutilização da água, usando 20% da capacidade das fábricas” e o primeiro passo para atingir esse objetivo ficou prometido neste Estado da Nação.
No próximo ano haverá ainda um “grande leilão para a produção de energia eólica em plataformas marítimas flutuantes” que Duarte Cordeiro garantiu que irá “alterar a capacidade de produção de energia renovável”, acrescentando ao que foi inaugurado no Tâmega.
Setembro é definitivamente um mês de viragem para o Governo, com Duarte Cordeiro a comprometer-se também com essa data para uma avaliação ambiental estratégica dos projetos de reforço do caudal na secção do médio Tejo.