Em Nikopol, os residentes são incentivados a encontrar e denunciar “traidores” e apoiantes russos a troco de dinheiro. A recompensa foi anunciada esta sexta-feira pelo governador da administração militar do distrito. “Renda adicional para aqueles que tiverem tempo ou inspiração”, anunciou Yevhen Yevtushenko através das redes sociais.

Segundo o governador, o objetivo é que os cidadãos façam uma detenção civil, liguem à polícia e lhes entreguem o detido. Em alternativa, podem providenciar informações sobre a pessoa à polícia ou ao próprio, através de uma mensagem privada no Facebook. No entanto, adverte os civis para que não usem armas, exceto em casos de autodefesa.

Caso se confirme que o suspeito cometeu uma atividade ilegal, a pessoa que fez a denúncia recebe 100 unidades de dólares norte-americanos, tendo em conta a taxa de câmbio do dia da detenção.

A câmara municipal está interessada em informação sobre operadores de drones Quadcopter e também em indivíduos que desenhem sinais “inexplicáveis” em edifícios, filmem a localidade com telemóveis ou câmaras, lancem foguetes de sinalização ou fogo de artifício.

Segundo a Ukrainska Pravda, também o governador da região administrativa de Mykolaiv anunciou uma recompensa semelhante. No início desta semana, Vitalii Kim prometeu 100 dólares (cerca de 97 euros) a quem entregasse informações que conduzissem à detenção de localizadores de artilharia russos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR