Siga aqui o nosso liveblog da visita de Nancy Pelosi a Taiwan

A embaixada chinesa em Portugal reagiu, esta quarta-feira, à ida da presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, a Taiwan. Num comunicado enviado às redações, o órgão diplomático de Pequim considera que o ato é uma “violação da soberania e integridade territorial da China” e “mostra a hipocrisia” dos Estados Unidos da América (EUA).

Os EUA “falham na promessa de respeitar a norma básica nas relações internacionais”, denuncia a embaixada chinesa em Portugal.

A embaixada chinesa saúda também que Portugal tenha “insistido na política de uma China”, algo que concede uma “fundação muito sólida” às relações bilaterais entre os dois países.

O ministério do Negócios Estrangeiros chinês insiste que “existe no mundo apenas uma China, e Taiwan é uma parte inalienável do território da China”. “O Governo da República Popular da China é o único
governo legítimo que representa toda a China”, refere em comunicado.

“Os Estados Unidos mantêm a intenção de usar Taiwan para conter a China, distorcem, obscurecem e esvaziam o princípio de Uma Só China”, critica ainda a diplomacia chinesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR