Uma primeira oferta, uma outra sondagem, ainda nada de fumo branco. Depois das saídas de Vitinha e Fábio Vieira em junho, o FC Porto fixou como prioridade a contratação de dois médios (além de um central que era David Carmo e de um extremo que era Gabriel Veron, neste caso entre outras opções) para ter um outro equilíbrio no plantel mas as investidas iniciais por André Almeida, do V. Guimarães, não tiveram sucesso até ao momento. No entanto, Sérgio Conceição garantiu mais uma alternativa para o setor e também vinda do mercado nacional: André Franco, médio do Estoril, está confirmado no Dragão.

Agora é oficial: todos os números da compra de David Carmo pelo FC Porto (a maior de sempre em termos nacionais e talvez do clube)

O acordo que avançou esta quinta-feira em definitivo, já depois de algumas notícias desmentidas pelo Sporting que colocavam o esquerdino como possível alvo dos leões neste mercado – e com essa indicação nos bastidores de que estaria prestes a rumar à Invicta. O FC Porto vai pagar quatro milhões de euros por 90% do passe, num negócio avançado pelo jornal O Jogo, e André Franco assinou até 2027. Ainda assim, segundo confirmaram ao Observador, a hipótese de chegar outro médio mantém-se em aberto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aí está o novo Luis Díaz pedido por Sérgio Conceição: FC Porto confirma contratação de Gabriel Veron

“Sinto-me muito feliz por ter dado este passo, chegar a um clube grande é o sonho de qualquer jogador. Estar num clube com a dimensão do FC Porto deixa-me extremamente orgulhoso. Porquê o FC Porto? A decisão foi muito fácil, assim que soube do interesse, em comunicação com os meus agentes e também com o Estoril, disse que queria aguardar e, existindo a proposta, era para onde queria ir”, comentou.

“Última jornada no Dragão? Foi um jogo que nunca vou esquecer. Quando se joga numa equipa de menor dimensão, nunca sabemos se será o último. Nós usufruímos desse jogo, e quando entrar em campo para jogar com esse ambiente, como vi há uns meses, será certamente marcante. Neste momento, tudo o que eu penso é começar a treinar, mostrar-me ao mister e fazer a minha estreia rapidamente”, acrescentou.

Aos 24 anos, André Franco vai regressar a um “grande” depois de ter feito praticamente toda a formação no Sporting à exceção de um ano nos juniores do Belenenses. Em 2018/19, o médio rumou ao Estoril, onde começou na equipa Sub-23 e subiu depois ao conjunto principal. Na última temporada, o agora jogador dos azuis e brancos, que tinha muito mercado também em algumas ligas estrangeiras como a Bundesliga, teve o melhor registo numa época com 11 golos e quatro assistências em 38 partidas realizadas.