Com mudanças flagrantes na secção dianteira, novos equipamentos e um interior ainda mais refinado, o primeiro modelo integralmente projectado pela DS Automobiles já pode ser encomendado em Portugal. O renovado DS 7, SUV topo de gama da marca francesa, vai praticar preços a partir de 50.530€, sendo que o valor de entrada corresponde à versão equipada com o 1.5 BlueHdi de 130 cv, no nível de equipamento base, denominado Bastille.

Mas esta mesma motorização pode implicar o desembolso de 60.030€, caso a escolha recaia no nível de equipamento mais completo (Ópera). Restam ainda outras duas linhas intermédias, designadamente a Performance Line e a Rivoli, comercializadas por 52.030€ e 55.030€, respectivamente.

DS 7 renova-se. Perde o Crossback, ganha potência

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Contudo, a grande aposta da marca incide nas mecânicas híbridas plug-in (PHEV), que adicionam uma nova variante mais potente, com 360 cv, que se vai juntar às já conhecidas versões com 225 e 300 cv. Novidade é ainda o reforço da capacidade do acumulador, substituindo a anterior bateria de 13,2 kWh por outra de 14,2 kWh, o que permite ao renovado SUV francês percorrer até 65 km em modo eléctrico, de acordo com o ciclo misto de homologação WLTP, ou 81 km em ciclo urbano. O motor de combustão ao serviço do PHEV menos potente é o bloco a gasolina PureTech de 180 cv, complementado por uma unidade eléctrica com 110 cv de potência, acoplada a uma caixa automática de oito velocidades. Já os PHEV de 300 e 360 cv são os únicos a oferecer tracção integral, cortesia da instalação de dois motores eléctricos, um por eixo – 110 cv no dianteiro e 112 cv no eixo traseiro. Em ambos os casos, o motor de combustão é um bloco a gasolina de 200 cv, pelo que a diferença na potência deve-se exclusivamente à gestão electrónica.

Fruto dos benefícios fiscais de que usufruem, estas versões prometem ser as mais populares, sobretudo entre os clientes empresariais, sendo comercializadas por valores a partir de 56.130€. Ou seja, cerca de 6000€ acima do mais barato dos DS 7 a gasóleo.

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A única versão com tracção à frente está disponível em quatro níveis de equipamento, com o DS 7 E-Tense 225 4×2 a custar os tais 56.130€ na linha Bastille; 57.630€ (Performance Line); 60.630€ (Rivoli) ou 65.630€ (Ópera). Já o PHEV de 300 cv mantém os quatro níveis de equipamento, mas tem como versão de entrada a Performance Line (62.430€) e introduz a Performance Line+ (64.130€), com o nível Rivoli a implicar o desembolso de 65.430€ e o topo de gama Ópera a exigir em troca 70.430€.

Por fim, o DS 7 E-Tense 4×4 360 apresenta-se somente nos níveis de equipamento mais enriquecidos, que têm na edição La Première o seu expoente e preço máximos (76.230€). A Rivoli está orçada em 69.730€ e a Ópera custa 74.730€. De realçar que este DS 7, o mais potente da gama, tem o chassi rebaixado em 15 mm, vias mais largas (24 mm à frente e 10 mm atrás) e usufrui de uma afinação especial da DS Performance. Anuncia 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e, ainda segundo a marca, os 1000 metros são atingidos em 25,4 segundos.

As primeiras unidades do renovado DS 7 vão chegar aos clientes portugueses, se tudo correr como o previsto, em Fevereiro do próximo ano.