Os cinemas da Madeira registaram aumentos superiores a 200% nos indicadores de sessões, espetadores e receitas, no primeiro semestre deste ano, em termos homólogos, mas os valores “ainda estão longe” dos registados em 2019, antes da pandemia, foi esta terça-feira anunciado.

Segundo informação da Direção Regional de Estatística da Madeira, com base nos dados provisórios do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), as salas de cinema do arquipélago receberam 69.237 espetadores nos primeiros seis meses deste ano, o que representa um aumento de 284,2% em comparação com o mesmo período de 2021.

Neste primeiro semestre, os cinemas tiveram receitas de 368 mil euros, um acréscimo de 283,2% na mesma análise, e foram contabilizadas 6.294 sessões de cinema, o que traduz um acréscimo de 205,4%.

“De qualquer modo, os valores dos primeiros seis meses de 2022 ainda estão longe do período homólogo de 2019, com o número de espetadores e as receitas a ficarem 41,6% e 39,1% abaixo desse referencial, respetivamente”, lê-se no mesmo documento.

A Direção Regional de Estatística da Madeira salienta que os cinemas da região estiveram encerrados durante vários meses devido à implementação das medidas de contenção da pandemia do Covid-19, “o que indubitavelmente se refletiu nas variações apresentadas para o semestre de referência”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR