Os vídeos da primeira-ministra da Finlândia a dançar e a cantar em festas com celebridades nacionais colocaram-na no centro da polémica. As imagens de Sanna Marin ficaram rapidamente virais, mas não são caso único.
Os políticos portugueses também dão um pezinho de dança: de António Costa em direto na RTP a Jerónimo de Sousa a comemorar a passagem do ano ou a Marcelo Rebelo de Sousa em Moçambique. Recorde todos esses momentos nestes vídeos.
1Jerónimo de Sousa
1995/96
Na passagem do ano, em Setúbal, Jerónimo de Sousa bebeu espumante, desejou um “ano melhor” para o povo português, para o país e para o povo de Timor-Leste e “um bom ano” para Cavaco Silva “a fazer contas da sua derrota no Banco do Portugal”. Nesse réveillon, Jerónimo revelou-se a estrela da noite na pista de dança.
2Cavaco Silva
1995/96
Tal como Jerónimo de Sousa, também Cavaco Silva entrou em 1996 a dançar — mas ao som de Scatman John.
3Alberto João Jardim
2009
No palco do Festival de Folclore de Santana “24 Horas a Bailar”, Alberto João Jardim, na altura presidente do Governo da Madeira, dançou o Bailinho da Madeira junto a alguns grupos de folclore locais.
4Paulo Portas
2011
Durante uma sardinhada na Figueira da Foz em plena campanha para as eleições Legislativas, Paulo Portas dançou com peixeiras ao som da canção “Arrebita, arrebita, arrebita”.
5Marcelo Rebelo de Sousa
2016
Durante a visita à Escola Portuguesa de Moçambique, Marcelo Rebelo de Sousa dançou a Marrabenta, uma dança típica moçambicana.
6Rui Rio
2018
Na Guiné, Rui Rio não resistiu a mostrar os seus dotes de dança e entrou numa coreografia tradicional do país juntamente com um grupo de crianças locais.
7António Costa
2018
A apresentadora de televisão Filomena Cautela desafiou António Costa a dançar um slow no programa “5 Para a Meia-Noite”. Sob o olhar atento da mulher, Fernanda, e ao som da música “Take My Breath Away”, o primeiro-ministro não recusou o desafio.
8Joacine Katar Moreira
2019
Na campanha para as eleições Legislativas de 2019, Joacine Katar Moreira mostrou, segundo o partido Livre, “como se faz” e, com “alegria” e “animação”, deu um pezinho de dança.
9André Ventura
2022
Durante o jantar nacional do Chega em Benavente, em fevereiro deste ano, André Ventura mostrou (durante cerca de três minutos) que tinha jeito para bailar ao dançar fandango.
10Matos Fernandes e Ana Paula Vitorino
2022
No encerramento da Conferência dos Oceanos, em Lisboa, Matos Fernandes (antigo ministro do Ambiente e da Ação Climática) e Ana Paula Vitorino (ex-ministra do Mar) foram protagonistas de uma dança que solidificou a relação entre os países coorganizadores do evento — Portugal e Quénia.
Os oceanos são frequentados por seres curiosos.
Ana Paula Vitorino e Matos Fernandes. pic.twitter.com/buoojxnqWp— Telmo Azevedo Fernandes (@ordemespontanea) July 1, 2022