A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, está no centro de uma nova polémica depois de terem vindo a público vídeos em que surge a dançar e a cantar em festas com celebridades nacionais — por vezes com coreografias que fazem lembrar o twerk (a dança com intensos movimentos do quadril com agachamentos).

Nas imagens surgem também o deputado social-democrata finlandês Ilmari Nurminen, que é presidente da Câmara Municipal de Tampere, a cantora finlandesa Alma e a irmã, Anna, a fotógrafa Janita Autio, a apresentadora Tinni Wikström, a locutora Karoliina Tuominen e o estilista Vesa Silver.

Os vídeos terão sido publicados no Instagram, começado a circular nas redes sociais e difundidos pelo tabloide finlandês Iltalehti. As celebrações de Sanna Marin parecem ter ocorrido em ambiente privado, mas não se sabe quando nem onde é que as imagens foram captadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em conferência de imprensa, na manhã desta quinta-feira, a primeira-ministra disse que não tinha “nada a dissimular ou a esconder”, citou o Politico: “Dancei, cantei, celebrei, fiz coisas que são legais”, sublinhou. “E confiei que, como os vídeos são privados e publicados num evento privado, não seriam publicados”, justificou Sanna Marin.

A primeira-ministra finlandesa garantiu, ainda, estar disponível para fazer testes de despistagem de estupefacientes. “Não consumi drogas e, portanto, não tenho qualquer problema em fazer testes” que o provem, declarou.

Esta não é a primeira vez que Sanna Marin se vê envolvida em polémica por causa das festas intensas em que participa na esfera privada. Um artigo num jornal matutino sueco, citado pelo Iltalehti, descreve a primeira-ministro da Finlândia como alguém que “parece adorar cercar-se de celebridades e gosta de posar nas redes sociais”: “É desagradável ver como até políticos de alto escalão ficam tolinhos com likes“.

Em dezembro de 2021, a primeira-ministra finlandesa foi criticada por ter ido a uma discoteca num fim de semana depois de ter tido um contacto de risco com uma pessoa infetada pelo coronavírus. Sanna Marin também acabou por reagir na altura, pedindo desculpa. “Agi de forma errada. Deveria ter tido mais cuidado nesta situação”, admitiu.