Leonardo DiCaprio voltou a falar sobre a situação dos incêndios em Portugal, o mesmo já tinha acontecido em 2021 quando lançou um documentário sobre a tragédia de Pedrogão Grande.
Leonardo DiCaprio vai produzir documentário sobre incêndios de Pedrógão
Desta vez, o ator norte-americano escreveu uma publicação na rede social Instagram onde enaltece um movimento de jovens com origem portuguesa. No post, pode ler-se que estes “lutam contra os poderosos governos europeus para proteger as suas casas e recursos naturais que foram destruídos pelas condições metereológicas extremas, como na imagem acima, de Pedrógão Grande, onde as florestas ficaram destruídas em 2017, por causa dos incêndios florestais“.
Os jovens em questão fazem parte do movimento Youth 4 Climate Justice. Os seis ativistas com idades entre os 9 e os 22 anos, apresentaram uma queixa no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem contra 33 países por não terem qualquer ação sobre o fenómeno das alterações climáticas, o que, alegam os jovens, acaba por ser uma violação dos Direitos Humanos por colocar em causa o seu direito à vida.
Em 1998, o protagonista do Titanic criou a Leonardo DiCaprio Foundation que ajuda no combate às alterações climáticas. Já em 2014, foi nomeado pela Organização das Nações Unidas como representante das alterações climáticas.