Há vários dias que circulam rumores sobre um possível avanço das forças ucranianas no leste da região de Kharkiv, numa altura em que já decorre uma contra-ofensiva para recuperar territórios no sul. Se as autoridades se remeteram inicialmente ao silêncio, o Presidente da Ucrânia veio esta quarta-feira divulgar os progressos.

“Esta semana temos boas notícias sobre Kharkiv”, disse Volodymyr Zelensky no discurso diário, confirmando as antecipadas novidades anunciadas pelo conselheiro presidencial Serhiy Leshchenko na segunda-feira. “Provavelmente já ouviram os relatos sobre a atividade dos defensores ucranianos. Acho que todos os cidadãos devem sentir-se orgulhosos dos nossos guerreiros”, acrescentou, aplaudindo a coragem de várias unidades de combate.

Seguindo a mesma postura das últimas semanas, o chefe de Estado conteve-se quanto aos detalhes concretos sobre os avanços na região. “Não é o momento para nomear esta ou aquela localidade às quais a bandeira ucraniana está a regressar”, afirmou. As declarações dão força aos rumores sobre o sucesso das tropas ucranianas.

Cada sucesso dos nossos militares numa ou noutra direção muda o panorama geral ao longo da frente da guerra a favor da Ucrânia.”

Desde o início da ofensiva contra as forças russas no sul do país  – incluindo em Kherson, uma das maiores cidades ocupadas –, que a Ucrânia apertou o nível de segurança e limitou a divulgação de detalhes das operações militares. O mesmo silêncio estende-se também aos ataques levados a cabo em Kharkiv.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Kherson. Que contraofensiva é esta e como está a correr?

Apesar da informação reduzida, há relatos de contra-ataques perto de Kharkiv, em direção à região de Donetsk, sobre a qual a Rússia mantém um forte controlo desde o início da guerra. Esta quarta-feira, foi noticiado que os soldados ucranianos conseguiram recuperar duas localidades numa ofensiva surpresa que rompeu as linhas da frente russas. Segundo o The Telegraph, fontes ucranianas e russas relataram que a Ucrânia reconquistou Verbivka e Volokhiv Yar e cercaram Balakliya.

Os avanços não foram oficialmente confirmados, mas uma fonte, que falou sob condição de anonimato, disse ao jornal britânico que a ofensiva estava a ser planeada há muito tempo e foi projetada para apanhar a Rússia de surpresa, enquanto se concentra em conter a maior ofensiva na região de Kherson. “O primeiro objetivo é expulsar os russos da região de Kharkiv e o segundo é criar uma plataforma para começar a aproximação a Izyum”, explicou. Garante que, até agora, têm tido “muito sucesso”. De facto, segundo a BBC, há relatos que sugerem que os militares ucranianos estejam a algumas dezenas de quilómetros da cidade de Izyum, uma importante ligação à linha de fornecimento russa.

Num relatório divulgado esta quarta-feira, o Instituto de Estudo da Guerra apontam que parecem estar a registar-se “contra-ataques oportunos” para recuperar várias localidades em Kharkiv. Referem, segundo o New York Times, que foram provalvemente “facilitados” pela mobilização do exército russo para o sul do país.