O primeiro-ministro indicou o nome do dirigente socialista Manuel Pizarro para ministro da Saúde. A tomada de posse será este sábado, de acordo com o que consta na página da Presidência da República. Na Batalha, onde está num evento do PS, Pizarro prestou homenagem à sua antecessora Marta Temido e explica as razões para ter aceitado o cargo: “Perante a importância deste setor e do meu percurso profissional enquanto médico não podia recusar este convite e regresso a Portugal cheio de determinação e vontade de trabalhar em favor da saúde dos portugueses e em defesa do SNS”.

A Temido deixou “homenagem e reconhecimento pelo trabalho em defesa da saude dos portugueses e do SNS”, considerando que “o país deve um grande agradecimento a Marta Temido”.

[Ouça aqui as declarações de Manuel Pizarro]

Pizarro. Reconhecimento a Temido e o regresso

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pizarro é atualmente eurodeputado do PS e líder da delegação socialista no Parlamento Europeu. É também líder do PS-Porto. Foi secretário de Estado da Saúde entre 2008 e 2011, era Ana Jorge ministra da Saúde.

Em 2013 foi candidato pelo PS à Câmara Municipal do Porto e fez um acordo de governação com o vencedor dessa eleições Rui Moreira. Em 2017 o PS iria apoiar esta mesma candidatura, mas uma entrevista da então secretária-geral adjunta do PS ao Observador acabou por deitar por terra essa união e Pizarro voltou a concorrer pelos socialistas, voltando a perder.

António Costa opta, assim, por um perfil mais político na pasta, embora no currículo de Pizarro pese a formação em medicina. É especialista de medicina interna. Ainda no início deste mês, em entrevista à rádio Observador, o socialista foi questionado sobre esta hipótese e atirou: “Gosto do meu nome, mas também gosto muito da função em que estou, que é a de eurodeputado”. Estava em Bruxelas desde as Europeias de 2019 e é agora substituído no lugar no Parlamento Europeu por João Albuquerque (que era assistente de outro eurodeputado do PS, Pedro Silva Pereira).

Pizarro é hipótese para substituir Temido? “Neste momento não se coloca”, diz o próprio

Artigo atualizado às 19h30 com declarações de Manuel Pizarro