Quando Carlos III assinou o juramento para defender a segurança da igreja escocesa, a caneta que segurou com a mão direita não só fez história como juntou mais um capítulo à sua própria história. Este sábado, 10 de setembro, o novo Rei de Inglaterra levou para a cerimónia de ascensão, no Palácio de St. James, em Londres, uma Montblanc Meisterstück, modelo que já foi usado por figuras políticas como Mikhail Gorbachev ou Vladimir Putin para assinarem documentos que alteraram o rumo da História.

O momento — que foi, pela primeira vez, transmitido em direto na televisão — tornou-se viral quando o monarca foi captado pelas câmaras a gesticular a um elemento do seu staff para que retirasse um pote de tinta da secretária onde se preparava para assinar o juramento. Uma secretária que, segundo as opiniões que se acumularam no Twitter, seria demasiado pequena para o tamanho dos documentos. Já a caneta que Carlos III usou foi um presente que lhe foi oferecido pelos seus filhos William e Harry para assinalar a ocasião: uma Montblanc Meisterstück 146 Solitaire “LeGrand” em prata de lei e de tinta permanente, modelo que pode ser encontrado à venda por 1,620€ na loja online da marca alemã.

A Meisterstück (palavra alemã que significa “obra-prima”) foi introduzida na gama da Montblanc há quase um século, corria o ano de 1924. Foi o modelo com que Mikhail Gorbachev assinou a sua demissão em 1991, concluindo 74 anos de história da União Soviética. Foi também o modelo com que Vladimir Putin assinou em 2014 a lei que oficializava a anexação do território da Crimeia à Rússia.

As canetas da Montblanc estiveram presentes em momentos históricos de muitas outras figuras políticas (e não só), embora nem sempre da gama Meisterstück. John F. Kennedy, Tony Blair, Margaret Thatcher, o Rei Juan Carlos de Espanha, Warren Buffett, Barak Obama e o Dalai Lama foram todos proprietários de um outro modelo popular, o The Diplomat 149, também conhecido como o “El Presidente”, como contou à Bloomberg Jan-Patrick Schmitz, CEO da empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Russian President Vladimir Putin Signs Law Completing Crimea Annexation

Março de 2014: Vladimir Putin assina com uma Montblanc Meisterstück o último decreto que completa a anexação da Crimeia à Rússia.

A caricata caneta de supermercado

Se Carlos III usou uma caneta histórica para assinar os documentos oficiais na cerimónia de ascensão ao trono, os espetadores mais atentos repararam que não houve o mesmo cuidado com as esferográficas disponíveis para o Conselho de Ascensão no Palácio de St. James. A proclamação do rei foi assinada pelo Príncipe William, pela Rainha-consorte, pelo Arcebispo da Cantuária, pelo Lorde Chanceler da Grã-Bretanha, pelo Arcebispo de York e pela primeira-ministra, Liz Truss, como manda o protocolo, e todos pegaram numa V Pen, da marca Pilot, para o fazerem. Era essa a caneta que estava pousada na mesa ao lado dos documentos oficiais da proclamação.

“Num dos momentos mais transcendentais da História moderna do Reino Unido, a assinatura da proclamação do Rei Carlos III, alguém se esqueceu de providenciar uma caneta adequada”, escreveu um utilizador do Twitter. Longe do preço de quatro dígitos da Montblanc de Carlos III, a V Pen da Pilot é um modelo acessível e massificado, com larga distribuição no mercado britânico. Em Portugal, pode ser encontrada à venda em papelarias, supermercados e lojas de estacionário por 2,50€.