790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Com grande afeto". Carlos III lembra a mãe um ano depois da sua morte

Este artigo tem mais de 6 meses

O Rei partilhou uma mensagem e foi com a rainha à igreja na Escócia. William e Kate estiveram no País de Gales. Harry visitou o túmulo da avó. As homenagens um ano depois da morte de Isabel II.

9 fotos

É “com grande afeto” que o Rei Carlos III assinala o primeiro aniversário da morte da mãe. Isabel II morreu a 8 de setembro de 2022 e o atual monarca partilhou nas redes sociais da casa real uma gravação áudio na qual relembra “com grande afeto a sua longa vida, dedicado serviço e tudo o que ela significava para tantos de nós”. A acompanhar a voz do Rei podemos ver um retrato da antiga soberana tirado por Cecil Beaton. Neste dia de tanto simbolismo para a família real, os reis estão na Escócia e o príncipe Harry está no Reino Unido.

“Ao assinalar o primeiro aniversário da morte da falecida Sua Majestade e a minha ascensão relembramos com grande afeto a sua longa vida, dedicado serviço e tudo o que ela significava para tantos de nós”, diz o Rei na sua mensagem.

“Eu estou, também, profundamente grato pelo amor e apoio que tem sido mostrado à minha mulher e a mim próprio durante este ano, enquanto fazemos o nosso melhor para vos servir a todos”, termina Carlos III. A mensagem pode também ser lida na legenda do vídeo e está assinada Charles R (Charles Rex, a assinatura em latim do Rei).

A mensagem de Carlos III está ilustrada com um retrato de Isabel II tirado a 16 de outubro de 1968, quando a Rainha tinha 42 anos. A imagem foi captada no Palácio de Buckingham por Cecil Beaton, fotógrafo britânico lendário com uma forte ligação à casa real. A antiga soberana usa o seu manto da Ordem da Jarreteira e a tiara da Grand Duquesa Vladimir, tia do czar Nicolau II da Rússia. A joia foi adquirida pela rainha Mary, avó de Isabel II, e é composta por uma série de aros em diamantes e tem pérolas penduradas no centro de cada um.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vídeo foi publicado nas redes sociais dos reis (The Royal Family) ainda antes da meia-noite desta sexta-feira. Durante a manhã, a casa real publicou também um retrato de Isabel II acompanhado de uma curta mensagem de homenagem que marca um ano sobre a sua morte. “Em memória carinhosa e eterna. Sua Majestade a Rainha Isabel II, 21 de abril de 1926 – 8 de setembro de 2022.” A imagem da antiga soberana é proveniente do Royal Collection Trust, o fundo que trata das coleções de arte da instituição, e mostra-a sentada num cadeirão, numa sala de um palácio, com um vestido lilás. A monarca usa o seu tradicional colar de pérolas e, claro, uma pregadeira.

Da vasta coleção, que se tornou uma imagem de marca de Isabel II, a peça que podemos ver nesta imagem será uma das mais antigas e também uma que era usada com alguma regularidade. É a Pregadeira da Duquesa de Cambridge, uma joia em diamantes com duas grandes pérolas, sendo a pendente removível. É uma peça muito antiga, pertenceu à princesa Augusta, uma antiga duques de Cambridge que era avó da rainha Mary, que por sua vez era avó de Isabel II. Como tantas joias nos cofres reais, as joias ganham significado pelas ocasiões em que são usadas e a rainha Mary usou esta pregadeira no batizado da Rainha Isabel II, em 1926, e depois também do atual Rei Carlos III, em 1948.

Carlos e Camila foram vistos na manhã desta sexta-feira, a chegar à igreja de Crathie Kirk, para um serviço religioso e estiveram acompanhados pelos filhos da princesa Margarida, Lady Sarah Chatto e o Earl de Snowdon. Os reis estão de férias na Escócia e avisaram que passariam o dia em privado e em reflexão, no Castelo de Balmoral, onde a Rainha passou os seus últimos dias e morreu há um ano. Depois do serviço religioso, os reis cumprimentaram membros do staff da propriedade e público que se juntou para os ver.

Os irmãos do Rei, a princesa Ana e os duques de York e de Edimburgo, também deverão passar o dia em privado com as suas famílias. Isabel II passava sempre o dia da sua ascensão ao trono e também da morte do seu pai, 6 de fevereiro, na sua propriedade em Sandringham, onde este morreu durante o sono.

GettyImages-1653375583

Os reis Carlos e Camila à saída da igreja de Crathie Kirk, na Escócia

Os príncipes de Gales, William e Kate, estiveram na Catedral de St. Davis em Haverfordwest, no País de Gales, uma igreja que teria um significado especial para Isabel II, segundo o Telegraph. Depois de assistirem a um serviço religioso de cerca de 10 minutos, prestaram homenagem deixando um ramo de flores brancas junto a um retrato da antiga monarca, de seguida estiveram numa receção com cerca de 20 pessoas. O casal esteve a cumprimentar a pequena multidão que se juntou na rua para os ver.

A princesa de Gales usou um casaco em tom burgundi com chapéu a condizer e prestou uma outra homenagem a Isabel II ao usar um par de brincos com pérolas e diamantes que lhe pertenceram. Kate já tinha usado estes brincos em várias ocasiões ao longo do período de 10 dias de luto que se seguiram à morte da soberana, em 2022.

Logo de manhã, os príncipes já deixaram o seu tributo nas redes sociais, com três fotografias e uma mensagem. “Hoje lembramos a vida e o legado extraordinários de Sua Majestade a Rainha Isabel. Sentimos muito a sua falta”, com a assinatura W & C.

GettyImages-1653641965

Os príncipes de Gales na Catedral de St. Davis em Haverfordwest, no País de Gales

O príncipe Harry aterrou no Reino Unido esta quinta-feira para participar nos WellChild Awards. O príncipe discursou no evento, em Londres, e lembrou que no ano passado não pode estar presente no evento desta instituição precisamente por causa da morte da avó. O duque de Sussex deixou umas palavras de homenagem a Isabel II dizendo que passado um ano “ela está a olhar para todos nós esta noite, feliz por estarmos juntos, continuando a dar destaque a uma comunidade tão incrível”.

Já esta sexta-feira, o príncipe Harry assinalou o primeiro aniversário da morte da avó com uma visita privada ao seu túmulo na Capela Memorial do Rei George VI.

O duque de Sussex segue para Dusseldorf, uma vez que este sábado arranca mais uma edição dos Invictus Games, este ano na cidade alemã. Meghan deverá juntar-se a ele nos próximos dias.

Rentrée real: Harry no Reino Unido, William em Nova Iorque e reis em França

Artigo os acontecimentos de sexta-feira às 18h11 de 8 de setembro.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora