Siga aqui o nosso live blog da guerra

A cidade de Kryvyi Rih, terra natal do Presidente da Ucrânia, Voldymyr Zelesnky, voltou a ser bombardeada esta quinta-feira, horas após um ataque a uma barragem ter provocado uma inundação parcial.

O chefe da administração militar em Kryyvi Rih, Oleksandr Vilkul, denunciou que um ataque russo com míssil atingiu uma zona industrial, provocando “danos sérios”.

Na quarta-feira, vários relatos davam conta de oito mísseis disparados sobre a cidade. No Twitter, Maria Avdeeva, especialista em segurança internacional que tem cobrido a guerra, disse que o ataque foi direcionado a uma barragem. “Com as falhas no campo de batalha, os terroristas tentam repetidamente provocar crises humanitárias e atacar infraestruturas civis”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sequência do ataque, o nível da água do rio Inhulets aumentou, levando a que partes da cidade, uma das maiores do centro da Ucrânia (com uma população de 650.000 pessoas antes da guerra), ficassem inundadas.

Pensa-se que o ataque russo tivesse como finalidade danificar as pontes localizadas na foz do rio Inhulets, numa tentativa de evitar a contraofensiva ucraniana em Kherson.

Esta quinta-feira o Presidente ucraniano condenou os bombardeamentos, expressando preocupação pela sua cidade natal. Num vídeo publicado durante a manhã, Volodymyr Zelensk garantiu que “tudo está a ser feito para mitigar as consequências de mais este ataque vil das forças russas”. Garantiu que o local não tem qualquer valor militar, acrescentando que “é mais uma razão pela qual a Rússia não vai vencer” a guerra.