“Informei hoje o selecionador Fernando Santos e a FPF [Federação Portuguesa de Futebol] da minha indisponibilidade para representar a equipa nacional. Julgo tratar-se de uma decisão honesta e acertada, neste momento da minha carreira. Peço que as razões, de foro pessoal, sejam respeitadas por todos”, lê-se na mensagem divulgada pelo jogador à Agência Lusa e já partilhada no site oficial da Federação.

Rafa, de 29 anos, conta 25 internacionalizações pela seleção principal, sem ter apontado qualquer golo. O jogador, que não era convocado há cerca de um ano, foi chamado por Fernando Santos para o próximo duplo compromisso da Seleção, contra República Checa e Espanha, a contar para a Liga das Nações. Assim, deve ser substituído nas próximas horas por outro jogador.

Fernando Santos promove os regressos de Tiago Djaló, Rafa e João Mário: os convocados da Seleção Nacional para a Liga das Nações

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O avançado do Benfica estreou-se a 5 de março de 2014, em Leiria, numa vitória por 5-1 num jogo particular frente aos Camarões, sob o comando de Paulo Bento.

“Representei as seleções nacionais em 40 ocasiões, ajudei a conquistar o Euro 2016 e a Liga das Nações e estarei sempre na primeira fila a apoiar a equipa de todos nós. Estou certo de que a seleção nacional continuará a dar alegrias aos portugueses, desde logo na Liga das Nações e no Mundial 2022”, rematou Rafa.

A FPF despediu-se também do extremo: “A direção da FPF respeita a decisão tomada pelo Rafa, que connosco viveu as duas maiores conquistas da Seleção Nacional, o Euro 2016 e a Liga das Nações. O Rafa será para sempre um dos nossos e é credor do nosso reconhecimento e agradecimento”.