Afinal, a Mitsubishi Motors não está disposta a abdicar do mercado europeu. De momento limitada, em Portugal, a uma gama com apenas três modelos – o citadino Space Star, o SUV híbrido plug-in (PHEV) Eclipse Cross e a pick-up L200, ou seja, sem contar com o Outlander que foi, durante anos, o PHEV mais vendido no mercado português), a marca nipónica vai em breve alargar a sua gama com o novo ASX, que mais não é do que um rebadge do Renault Captur, saindo inclusivamente da mesma linha de produção – a fábrica da Renault em Valladolid, Espanha.

Assente na mesma plataforma da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi que serve o Captur e o Juke, a Common Module Family (CMF-B), o novo ASX é mais um SUV para animar a disputa do segmento B, mas não esconde as evidentes semelhanças quando colocado lado a lado com o Renault Captur, do qual “herda” também a oferta de motorizações.

O novo Mitsubishi ASX, à direita, e o Renault Captur, à esquerda. Descubra as diferenças, para lá do emblema e da grelha

Sob o capot, encontram-se exclusivamente mecânicas que já conhecemos do popular modelo francês, com versões a gasolina sobrealimentadas, híbridas ligeiras (MHEV), híbrida convencional (HEV) e PHEV. A gasolina, a oferta arranca com o 1.0 MPI-T de 91 cv, com o motor de três cilindros associado a uma caixa manual de seis velocidades. Segue-se o 1.3 DI-T, um quatro cilindros MHEV a debitar 140 ou 158 cv, consoante esteja acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma transmissão automática de dupla embraiagem com sete relações.  É este mesmo motor com 1.598 cm³ que constitui a “alma” das versões híbridas. O ASX recarregável conta com uma bateria de 10,5 KWh e é o mais potente da gama, ao entregar 160 cv, cortesia do apoio de dois motores eléctricos – um à frente com 67 cv e outro com 34 cv, a funcionar como motor de arranque/alternador. A versão HEV do SUV compacto japonês conta com motores eléctricos menos potentes (49 e 20 cv) e também com um acumulador mais pequeno (1,3 kWh de capacidade), para entregar 145 cv, potência que é passada às rodas da frente por meio de uma caixa automática multimodo, transmissão “importada” da F1 de que já aqui lhe falámos.

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Exactamente com as mesmas medidas do Captur (4,23 m de comprimento; 1,80 m de largura; 1,57 m de altura), o ASX que vai chegar a Portugal em Março do próximo ano oferecerá um vasto conjunto de sistemas de assistência à condução (ADAS), que naturalmente variam em número e complexidade dependendo do nível de equipamento escolhido. De série, os clientes vão poder contar com funções como a travagem automática de emergência com reconhecimento de peões, identificação dos sinais de trânsito, cruise control, assistente de mudança de faixa de rodagem, câmara traseira e sensores de estacionamento. A opção mais avançada, em termos de ADAS, é o MI-PILOT, que combina o cruise control adaptativo com o assistente de manutenção na faixa de rodagem, para “libertar” o condutor do volante, nas viagens mais extensas em auto-estrada. Este sistema estará disponível apenas nos ASX com caixa automática e nas versões mais bem equipadas.

Quanto ao infoentretenimento, lá está o habitual ecrã central na vertical ao serviço do sistema multimédia. Compatível com Apple CarPlay e Android Auto, este display de 12,3 polegadas é também o posto de comando dos modos de condução, que são três para toda a gama, excepto para o PHEV. Este acrescenta ao Eco, ao Sport e ao My Sense, a opção Pure, sinónimo de deslocação em modo puramente eléctrico.

Por fim, uma referência à capacidade da bagageira que, sem aparente justificação, fica aquém dos manos da Aliança nas versões a gasolina e MHEV. Enquanto Captur e Juke oferecem uma volumetria de 422 litros, o ASX fica-se pelos 401 litros.

Não há qualquer indicação de preços, o que deverá acontecer mais próximo do lançamento. Para referência, lembramos que o Captur é actualmente comercializado entre nós apenas nas versões híbrida e PHEV. Os valores partem de 29.680€, o preço do híbrido de 145 cv, enquanto o PHEV de 160 cv é proposto desde 36.530€. Abaixo pode ver a apresentação do novo Mitsubishi ASX: