O antigo ministro da justiça chinês, Fu Zhenghua, foi condenado quinta-feira a uma pena de morte suspensa durante dois anos e convertível em pena perpétua por corrupção, escreve o Guardian. Em julho Fu declarou-se culpado e admitiu ter aceitado subornos no valor equivalente a cerca de 16,8 milhões de euros, segundo um meio de comunicação estatal.

Fu, de 67 anos, foi julgado num tribunal de Changcum depois de uma investigação que começou em 2021. Enquanto ministro, cargo que ocupou em 2018 depois de ter sido o número dois do ministério da Segurança Pública, conduziu várias investigações sobre corrupção no mais alto nível.

No início do ano, o órgão de anti-corrupção chinês havia determinado que o ex-ministro fazia parte do “gangue político” de Sun Lijun, que já foi uma alta alta figura política e ex vice-ministro da Segurança Pública — mas que se tornou num alvo de investigação em 2020, tendo sido acusado por não apoiar a autoridade do Presidente Xi Jinping. Na semana passada também ele foi condenado à morte, numa pena suspensa por dois anos, por aceitar subornos, manipulação do mercado de ações e posse ilegal de arma, segundo informou um meio estatal. Enquanto na última quarta-feira foram igualmente condenados três chefes da polícia.

As notícias surgem numa altura em que se prepara o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista, no dia 16 de outubro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR