Depois do 1, um coupé elegante e híbrido plug-in, veio o 2, um fastback de cinco portas a bateria. A caminho está o 3, o primeiro SUV da Polestar que já tem data marcada para se dar a conhecer ao mundo. A apresentação deste SUV eléctrico decorrerá na Dinamarca, a partir de Copenhaga, mas poderá ser acompanhada em directo (neste link), a partir das 18h00 já no próximo dia 12 de Outubro.

Com lançamento previsto ainda para 2022, o Polestar 3 pretende impor-se no segmento dos SUV premium eléctricos, conciliando elevadas performances com as mais recentes tecnologias de segurança e de assistência à condução, área em que a Polestar usufrui do facto de ter a Volvo Cars como accionista, o que permite a ambas as marcas poupar graças às sinergias. No caso do Polestar 3, isso é desde logo evidente no local de produção, a fábrica da Volvo em Charleston, na Carolina do Sul, Estados Unidos da América.

Além disso, o futuro modelo a bateria da Polestar vai ser construído sobre uma nova arquitectura especificamente projectada para veículos eléctricos, desenvolvida e partilhada com a Volvo. Trata-se de uma evolução da SPA, sendo praticamente certo que vai ser a mesma base que estará ao serviço do Volvo EX90. As partilhas vão ainda estender-se aos sistemas de segurança e de assistência à condução, com a Polestar a antecipar que o seu terceiro modelo incluirá “computação central da NVIDIA, uma longa lista de sistemas avançados de segurança da Volvo Cars e de outros fornecedores de referência como a Zenseact, a Luminar e a Smart Eye”.

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Quanto ao desempenho, espere um eléctrico que não se limite apenas a ser rápido em linha recta. Aparentemente, os engenheiros da casa procuraram um compromisso entre conforto e dinâmica, até porque a versão mais potente, equipada com o Pack Performance (opcional), vai passar às quatro rodas uma potência máxima de 380 kW (517 cv) e uns respeitáveis 910 Nm. De série, as versões de lançamento do Polestar 3 contarão com dois motores, um por eixo, suspensão pneumática adaptativa de dupla câmara e amortecedores activos, que se ajustam às condições da estrada a cada dois milissegundos. Pelos teasers e pela foto agora libertada, este SUV abdica de uma maior altura ao solo, como é habitual nesta classe de modelos, preferindo antes honrar as aspirações desportivas e favorecer o comportamento, o que só é possível com um centro de gravidade mais baixo. E esta opção aproxima-o mais do conceito de crossover.

Agora resta-nos iniciar a contagem decrescente até à revelação oficial, até porque a estes novos dados há que juntar uma garantia dada pela marca há alguns meses, relativamente à autonomia. A versão com alcance mais dilatado vai montar uma bateria com 110 kWh de capacidade e, ao que tudo indica, anunciar 610 km entre recargas. A 12 de Outubro ficaremos, esperamos nós, a conhecer os restantes dados técnicos.

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