Volvo

Polestar 1 vai custar (em Portugal) 150.000€

Polestar é a marca desportiva da Volvo e o Polestar 1 é o seu primeiro veículo, um coupé elegante e híbrido, com um total de 600 cv. Já está disponível para encomenda e só tem de depositar 2.500€.

Para já, são apenas 18 os países em que já é possível encomendar o novo Polestar 1, a nova marca de Li Shufu, o chinês que é dono da Geely e Volvo, Lotus e Proton, além de ser o maior accionista da Volvo AB (veículos pesados) e da Daimler (Mercedes e Smart). Se até aqui a Polestar denominava as versões desportivas da Volvo, agora tornou-se um construtor independente, recorrendo aos mesmos chassis e motores do grupo, com o novo 1 a ser o seu primeiro modelo.

O Polestar 1 não é apenas um novo coupé, com óbvios ares de família com os restantes modelos da Volvo. É um veículo sofisticado tecnologicamente e o único de uma gama – de que para já só se conhecem quatro modelos – que vai ser híbrido plug-in. À frente tem um motor a gasolina, um 2.0 turbo com 320 cv, que passa a potência às rodas dianteiras, para depois montar atrás dois motores eléctricos, com cada um deles a encaminhar a força à sua roda posterior. Isto garante que o 1 é um tracção integral, com a vantagem dos dois motores separados atrás lhe permitirem activamente “domar” o comportamento do desportivo.

No total, o Polestar 1 é um desportivo luxuoso com 600 cv e, mais importante do que isso, com 1.000 Nm de binário, o que é força para dar e vender, alimentado por uma bateria de 34 kWh – muito para um veículo híbrido, que tradicionalmente não ultrapassam os 14 kWh. O 1 vai mais longe porque o objectivo é proporcionar não os cerca de 50 km de autonomia que os plug-in atingem, mas chegar aos 150 km, um valor recorde para um veículo com estas características.

Se a Polestar anunciou uma estratégia de modelos electrificados e eléctricos para combater a Tesla, alinha igualmente pela bitola da marca americana no que respeita à comercialização. Assim, apesar do Polestar 1 só começar a ser produzido a partir de meados de 2019, já é possível encomendar um destes modelos, depositando 2.500€ na conta da empresa. E tudo online, a que pode aceder através deste link, uma vez que concessionários ainda não há, nem importador.

Portugal é um dos primeiros países a permitir a encomenda do Polestar 1, modelo que lá fora está a ser proposto por 130.000€ e que, entre nós, irá ser proposto por cerca de 150.000€. Mas isso é um problema para resolver apenas na segunda metade de 2019, isto se for dos primeiros a colocar a sua encomenda. Para já, tem apenas de transferir o sinal de 2.500€.

Em breve, deverá saber-se como é que esta nova marca do Volvo Car Group irá organizar a importação, venda e assistência no nosso país, que muito provavelmente passará através de um grupo restrito de concessionários da Volvo.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
Empresas

Gerir sem KPIs

José Miguel Pinto dos Santos

O que faz um grande gestor? Não é, certamente, o controlo dos KPIs. Então qual a essência da boa gestão? Em vez de uma definição, fica aqui um exemplo retirado de numa antiga crónica japonesa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)