Carlos Mineiro Aires, antigo bastonário dos Engenheiros, vai ser o presidente da comissão de acompanhamento criada pelo Governo para seguir os trabalhos da comissão técnica que será responsável pela avaliação ambiental estratégica sobre a localização do novo aeroporto. A informação foi avançada pelo Jornal de Negócios.

O antigo bastonário dos Engenheiros lidera o Conselho Superior de Obras Públicas, uma das três entidades escolhidas para indicar o coordenador da comissão técnica. As restantes entidades são o Conselho de Reitores das Universidades portuguesas e o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, que são dirigidos por António de Sousa Pereira e Filipe Duarte Santos, respetivamente.

O Jornal de Negócios refere que Carlos Mineiro Aires é tido como próximo de António Costa e um defensor de Alcochete como a localização para o novo aeroporto. Aliás, Mineiro Aires já manifestou esta posição em público.

Na semana passada, Pedro Nuno Santos, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, anunciou que a comissão técnica criada pelo executivo para o novo aeroporto vai ter cinco opções. A lista inclui o Humberto Delgado como aeroporto internacional e o Montijo como complementar; Montijo como aeroporto principal e Humberto Delgado como complementar; Alcochete em substituição do aeroporto Humberto Delgado; Humberto Delgado como principal e Santarém como complementar e, por fim, Santarém para substituir o Humberto Delgado.

Nove novidades sobre o novo aeroporto de Lisboa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR