No Irão, a agitação e os protestos após a morte de Mahsa Amini, jovem de 22 anos detida por alegadamente usar de forma incorreta o hijab, continuam com manifestações em pátios de escolas e nas ruas de várias cidades.

Esta segunda-feira, dezenas de estudantes bloquearam o trânsito numa estrada na cidade de Shiraz enquanto agitavam os hijab no ar e gritavam “morte ao ditador”, em referência ao Guia Supremo Ali Khamenei, segundo a BBC.

Numa outra demonstração de apoio aos protestos contra o governo iraniano, vídeos mostram estudantes em Karaj a gritar “que vergonha” e a perseguir um funcionário da escola, até que o mesmo saia pelo portão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a BBC, num outro vídeo gravado em Karaj é possível ouvir as estudantes a gritar “se não nos unirmos, eles [as autoridades iranianas] vão-nos matar uma a uma”.

Várias alunas também foram fotografadas de pé e sem o hijab em salas de aula. Algumas dessas estudantes levantaram o “dedo do meio” para uma moldura com uma fotografia de Ali Khamenei e de Ruhollah Khomeini, fundador da República Islâmica. Neste caso, a BBC não revela em que cidade do Irão decorreram os protestos.