A marca do losango está empenhada em resgatar os modelos mais emblemáticos do passado e aproveitar o “peso” do antigo Renault 5 e da mítica 4L para ter mais hipóteses de sucesso no reforço da sua gama 100% eléctrica. Mas enquanto o R5, previsto para 2025, vai manter as formas de hatchback, o regresso do Renault 4 cede à tendência do momento. Isto é, far-se-á como um SUV ou crossover. Além de comercialmente estratégica, esta opção faz sentido, pois a 4L ganhou uma legião de fãs à conta da sua capacidade de ir a (quase) todo o lado.

Já sexagenário (a produção iniciou-se em 1961), o Renault 4 que vai ser exibido a 17 de Outubro, no âmbito do Salão de Paris, é um tributo ao modelo mais vendido de sempre da Renault, 30 anos depois de encerrada a produção. Com mais de 8 milhões de unidades fabricadas até 1992, este ícone do passado vai ser homenageado com um show car. E, a avaliar pelos teasers libertados pela Renault, a marca francesa pretende “provocar” a reacção do público, preparando a chegada da versão definitiva.

As imagens libertadas sugerem um modelo de natureza aventureira, com pneus off-road e um curso de suspensão generoso, além de uma mala para bagagens no tejadilho. No óculo traseiro encontra-se o que parece ser um suporte para bicicletas e nem falta a característica forma trapezoidal a delimitar o último vidro na lateral. Resta aguardar para apreciar com mais luz e detalhe o que estas fotos sombrias querem esconder, para vermos até que ponto a equipa de design liderada por Gilles Vidal conseguiu dar um toque moderno ao saudoso Renault 4 que marcou três décadas e conquistou, por mérito próprio, um lugar na história.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR