Se confrontado com a necessidade de apontar o veículo mais rápido a ir de 0-100 km/h, excepção feita para os carros de dragster, a maioria escolheria os F1 ou, em alternativa, os protótipos que disputam as 24 Horas de Le Mans. Isto apesar de muitos superdesportivos eléctricos conseguirem bater o pé a estas bombas de competição. Mas o novo recordista na capacidade de aceleração é uma verdadeira surpresa.
Os F1 e os carros do WEC têm a seu favor o peso reduzido e o pneus largos e macios, isto por comparação com superdesportivos de série, muito mais potentes do que os seus colegas de competição, mas ainda assim com pneus de estrada e mais pesados, por serem eléctricos. Uns e outros conseguem ir de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos. Mas o novo recordista a acelerar entre estas duas fasquias é um pequeno bólide fabricado por alunos, que possivelmente um dia iremos ver a afinar e a desenvolver as mecânicas da Ferrari.
O modelo recordista, que foi de 0-100 km/h em apenas 1,416 segundos, é o E0711-11 EVO, um fórmula que parece ter tido um acidente ainda antes de começar a rodar. Concebido pelos estudantes do Green Team da Universidade de Estugarda, o veículo em causa é um fórmula eléctrico com uma frente normal e uma traseira anormalmente curta, uma espécie de kart em ponto grande (mas não muito), de proporções no mínimo discutíveis. Nitidamente, fruto da inspiração de estudantes de engenharia, mas não de estilistas ou designers.
O carro mais rápido a acelerar até 100 km/h, de acordo com o Guinness World Record, tem a curiosidade de ser eléctrico movido a bateria e pesar somente 145 kg. Com apenas este peso e por muita fibra de carbono que utilize, o fórmula dos estudantes tem necessariamente que montar uma bateria mínima, capaz de resistir a um arranque e pouco mais. Alimentado pelo acumulador do E0711-11 EVO está um motor com 245 cv (180 kW), o que lhe permite uma relação peso/potência de 0,59 kg/cv. Para se ter uma ideia, isto equivale a ter um Peugeot 208 – o utilitário mais vendido entre nós e que tem um peso de 1165 kg – com 1975 cv, o que lhe permitiria praticamente levantar voo.