A Netflix passou anos a fugir dos anúncios publicitários, mas a perda de subscritores registada nos primeiros seis meses deste ano obrigaram a plataforma a mudar de estratégia.

O plano “Basic with Ads” (“Básico com anúncios”) será lançado inicialmente em 12 países. No dia 1 de novembro, os assinantes residentes no Canadá e no México serão os primeiros a experimentar o novo plano. Depois, seguem-se EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Austrália, Japão, Coreia do Sul e Brasil em 3 de novembro e a Espanha em 10 de novembro, segundo o Tech Crunch. Portugal não está na lista.

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Os subscritores do novo plano, que custará 6,99 dólares por mês, vão ter de ver uma média de quatro a cinco minutos de anúncios por hora. A publicidade terá entre 15 e 30 segundos e será exibida antes e durante os filmes e as séries.

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De acordo com a Netflix, um “número limitado” de programas — cerca de 5% a 10% do catálogo — não estará disponível no plano suportado por anúncios. Porém, o serviço de streaming garante que trabalhará para reduzir esse número, o que significa que deverá estar a tentar negociar os acordos que tem com os estúdios e distribuidoras.

O número de filmes e séries disponíveis vai variar de país para país. Os subscritores do plano mais barato com anúncios também não vão conseguir fazer download dos programas.

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Num comunicado publicado no seu site, a Netflix explica que os “planos e subscritores atuais não serão afetados” — uma vez que o “Basic with ads” completa os restantes planos existentes e que não têm anúncios.

Resumindo, o ‘Basic with ads’ é tudo o que as pessoas adoram na Netflix, a um preço mais baixo, com alguns anúncios no meio”, lê-se na nota.