Em 2023 as tarifas a cobrar pela Mobi-e nos carregamentos elétricos deverão baixar. De acordo com a proposta para o próximo ano, a ERSE – Entidade Reguladora para o Setor Energético “propõe que os preços das tarifas aplicáveis a CEME, OPC e DPC reduzam cerca de 12,1% face às tarifas praticadas no ano 2022”.

Quem tem carros elétricos tem de dispôr de contratos com os comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME) para o serviço de carregamento, realizado em pontos de operadores de ponto de carregamento (OPC). Cabe à Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME) realizar os fluxos de informações para a cobrança desses carregamentos.

Em 2022, a ERSE avançou com uma subida de preços, mas o Governo travou o aumento para os clientes finais. Através do Fundo Ambiental, o Estado suportou o aumento das tarifas nos carregamentos elétricos públicos (Mobi.e).

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Este ano a proposta da ERSE é mesmo de redução de preços, já que as tarifas de acesso às redes vão ser cortadas e, como tal, com impacto também nestas tarifas.

De acordo com o comunicado da ERSE, “a parcela de tarifas de acesso às redes, parte da componente CEME, é negativa”, com a tarifa de Acesso às Redes a observar uma redução de -663% e -401% na MT (média tensão) e na BT (baixa tensão), respetivamente. No entanto a componente energia vai ser agravada. E é a conjugação destes dois elementos que “determinará os preços que os CEME oferecerão aos UVE (utilizadores de veículos elétricos) seus clientes”.

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Segundo a ERSE, as tarifas da EGME (aplicáveis a CEME e a OPC) pela realização de carregamentos na rede Mobi.E “representarão entre 11% e 12% do preço final pago pelos UVE em 2023”. Pelo que o regulador estima que “as reduções propostas nas tarifas da EGME permitem que o preço médio da fatura final a pagar pelos UVE se reduza em cerca de 0,11 euros por cada 100 km” para um cenário de 9,5 kWh/carregamento, em pontos de carregamento com entrega da rede elétrica em baixa tensão, tanto para pontos de carregamento rápidos (potência acima de 22 kW), como normais (potência até 22 kW), assumindo um consumo de 15 kWh/100 km para o veículo elétrico.