Foi necessário esperar 120 anos para assistir ao surgimento do primeiro modelo 100% eléctrico da Rolls-Royce. O Spectre foi finalmente revelado, com o construtor a confirmar que não faltam os clientes desejosos de um veículo que respeite o tradicional requinte e qualidade da marca britânica, mas que seja isento de ruído e emissões poluentes. O Spectre iniciará as entregas a clientes no final de 2023.

O primeiro eléctrico da Rolls surge como um coupé elegante, sendo muito similar ao Wraith apresentado em 2013, apenas com o motor 6.5 V12 sobrealimentado a gasolina de 632 cv e 800 Nm, que estava limitado a 250 km/h, mas não precisava de mais de 4,6 segundos para ir de 0-100 km/h. O novo Spectre mantém na generalidade a mesma linha, mas é 19 cm mais comprido e 10 cm mais generoso entre eixos, o que juntamente com a bateria explica um incremento de 540 kg no peso total, atingindo 2975 kg. Aliás, as semelhanças entre o Wraith e o Spectre não se limitam às formas, uma vez que até na denominação dos dois modelos há uma clara aproximação no significado.

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A Rolls-Royce realça que se a bateria de 700 kg aumenta o peso, por outro lado, tem a vantagem de assegurar uma maior rigidez ao chassi, com os técnicos britânicos a anunciarem um ganho de 30% neste domínio. A capacidade do acumulador não foi revelada, mas o peso da bateria e o facto de um veículo com este peso mastodôntico ser capaz de anunciar 520 km de autonomia indicam que poderá ser superior a 120 kWh.

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Também em relação à mecânica o construtor não abriu muito o jogo, revelando apenas que o condutor poderá contar com um total de 585 cv e 900 Nm de binário, sem concretizar se o Spectre monta um motor ou dois. Independentemente deste “detalhe”, o coupé eléctrico da Rolls-Royce irá com aparente alegria de 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos, um décimo melhor do que o Wraith.

O preço será anunciado mais próximo do início da produção, mas a marca avança desde já que se situará entre o valor de um Cullinan e de um Phantom.