Matthew Perry,  o eterno Chandler Bing de Friends, escreveu uma biografia onde revela ter gasto mais de nove milhões de dólares na luta contra o vício de drogas e álcool. No livro Friends, Lovers and the Big Terrible Thing, o autor recordou os momentos em que percebeu que antes de completar 50 anos já tinha passado metade da sua vida em clínicas e centros de reabilitação para se manter sóbrio.

Com lançamento a 1 de novembro, a obra aprofunda as décadas de um Perry viciado que tentava viver o dia-a-dia. A revista Rolling Stone revela que a dependência de bebidas alcoólicas do ator terá começado bem no início dos seus primeiros dias no set de Friends, quando Chandler Bing atingiu enormes níveis de popularidade. Na entrevista ao The New York Times, Perry detalha que cada membro do elenco conseguia ganhar um  milhão de dólares por episódio. No seu caso, a fortuna teve um destino muito específico.

Do “casamento” com Mónica para uma clínica

Os nove milhões gastos na saúde são detalhados numa parte do livro em que Perry revela as doenças que teve de enfrentar em 2018, como uma pneumonia ou o cólon infetado. O ator chegou a depender de um suporte de vida e esteve duas semanas em coma induzido, seguidas de nove meses com um saco de colostomia e mais uma dúzia de cirurgias estomacais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para os fãs mais atentos de Friends, no decorrer das dez temporadas da série são notórias as oscilações de peso de Matthew Perry, o que levantou na época grandes preocupações com a sua saúde. Aliás, na entrevista ao The New York Times, o ator recorda todos os conselhos e apoio por parte dos membros do elenco, os outros cinco amigos com quem partilhou muitas chávenas de café, e destaca um momento crucial na sua carreira como Chandler Bing.

“Casei com a Mónica [ndr: personagem interpretada por Courteney Cox] e fui levado de volta para o centro de reabilitação. Estava no ponto mais icónico de Friends, no auge da minha carreira , e acabei numa carrinha a ser levado por um funcionário preocupado com o meu vício”, revelou o ator sobre o final conturbado da sétima temporada de uma das séries mais vistas em todo o mundo.

A revista Rolling Stone revelou outros detalhes do livro de Matthew Perry, nos quais este conta como os seus colegas de Friends lidaram com as suas dependências. “Lembro-me de uma vez que a Jennifer Aniston, que interpreta Rachel Green, me ter confrontado de uma forma estranha, mas amorosa. Disse-me que todos sabiam que eu tinha voltado a beber porque todos sentiam o meu cheiro”, escreveu o ator. “O plural ‘todos’ atingiu-me de uma maneira…“, acrescentou Perry.

Lisa Kudrow, conhecida pela sua personagem Phoebe Buffay, falou por telefone com o The New York Times e elogiou a perseverança do colega. “É uma doença horrível e ele é muito teimoso. O que não muda é a vontade dele de continuar a lutar e continuar a viver”, disse. A atriz americana disse amar muito Mathew Perry e que são todos uma família, como demonstraram na recente reunião de Friends, num documentário de reencontro dos atores no set de filmagens, em 2021, que estreou na HBO Max. “Basicamente é isto, ele pode sempre sempre contar comigo”, finalizou Kudrow.

O que podemos esperar da reunião de “Friends”, 17 anos depois: o melhor reencontro ou uma valente desilusão?